No episódio 327 do PQU Podcast, o Vinícius e eu conversamos sobre um tema crucial da prática psiquiátrica: a duração das consultas de seguimento. Ele infelizmente carece de evidências e depende de circunstâncias de variáveis que não têm a ver com a necessidade do paciente, com a satisfação do médico e nem com a qualidade do atendimento. No decorrer de nossa conversa, desembocamos em duas encruzilhadas. A primeira: o tempo de uma consulta psiquiátrica de seguimento deve ser mais longo que o preconizado para a consulta médica em geral ou é possível fazer um bom trabalho em 15 minutos? Concluímos que 15 minutos é muito pouco. A segunda: sugerir o que é possível fazer em tão pouco tempo ou falar sobre o que seria o ideal e calcular o tempo necessário para isso. Optamos pela segunda. Esse você não pode perder!
Apesar de com frequência ouvirmos que o uso de antidepressivos não muda o funcionamento normal do indivíduo, não altera sua essência, alguns pacientes parecem desafiar esta lógica e queixam-se de um estranhamento na maneira como sentem suas emoções, como se estivessem abafadas. Isto nos intriga, e no episódio de hoje vou apresentar a nossa investigação deste fenômeno, ainda pouco estudado, mas sempre presente na prática clínica. Espero que você aproveite!
Estamos de volta! E no meu primeiro episódio da décima sexta temporada do PQU Podcast trago para você, psiquiatra em formação uma leitura crítica de um artigo bastante interessante sobre preditores diferenciais de resposta ao tratamento com a combinação de amissulprida e olanzapina versus cada monoterapia em pacientes com esquizofrenia aguda. Vamos discutir as características e problemas de um estudo pós-hoc, viés de atrito, métodos de cegamento e outras características mais do desenho de ensaios clínicos. Esse você não pode perder. Aproveite!
A cada dez episódios, uma entrevista no PQU Podcast. O entrevistado do episódio 320 vem construindo uma trajetória profissional tão valorosa quanto versátil. Mestre e doutor em saúde mental, também foi supervisor e colaborador do serviço de residência médica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, psiquiatra clínico e, claro, um dos idealizadores e fundadores do PQU PODCAST. É muita coisa, e eu nem falei tudo. Você já deve saber, a essa altura, que tive o privilégio de entrevistar Vinicius Guapo. Essa, você não pode perder!
No episódio 319 do PQU Podcast temos mais um encontro do nosso time no Estúdio Vira Disco! Desta vez, Maria Clara, Thiago, Luiz Alberto e eu nos juntamos para apresentar, debater e tentar desatar alguns nós do tratamento psiquiátrico de manutenção. Em audio e vídeo definimos o que é a fase de manutenção do tratamento e discutimos aspectos da aliança terapêutica, da adesão ao tratamento, do manejo de situações clínicas difíceis e de questões éticas. Aproveite!
Em 1981, Allen Frances e John Clarkin publicaram um artigo que se tornou um clássico. Nele, intitulado “No treatment as the prescription of choice”, os autores exploram uma prática legítima e necessária, porém muitas vezes negligenciada na clínica e na pesquisa: a prescrição de nenhum tratamento. Em tempos de modismos diagnósticos e excessos terapêuticos, as idéias e reflexões que ele contém são mais úteis do que nunca! Aproveite mais um episódio do PQU Podcast!
No episódio 313 do PQU Podcast, terminamos nossa descrição comentada do exame do estado mental. Nele, apresentamos os tópicos que faltavam para a elaboração de um exame completo: afeto, humor, memória, capacidade intelectual, insight e juízo crítico da realidade. A saga foi longa, desafiadora, mas é motivo de satisfação termos preenchido uma lacuna importante no mosaico formado pelos nossos episódios. Não deixe de escutar, do contrário morrerá na praia. Fica aqui registrada uma sugestão: escute todos os episódios sobre o tema em sequência e não vai se arrepender.
O episódio 312 do PQU Podcast é o terceiro sobre o exame do estado mental. Nele continuamos a apresentação detalhada dos tópicos a serem cobertos pelo psiquiatra iniciada no episódio anterior. Será que nesse terminamos esta saga? Não posso garantir, mas tenho certeza de que vai gostar de como elaborei a abordagem de duas das mais importantes funções mentais: pensamento e sensopercepção.
No episódio 311 do PQU Podcast, seguimos apresentando e explorando o exame do estado mental, habilidade crucial para todo e qualquer psiquiatra. No episódio 306 falamos dos seus aspectos gerais e nesse conceituaremos e descreveremos os tópicos e funções a serem avaliados e registrados: contexto da entrevista; aparência e comportamento; psicomotricidade; consciência; orientação; atenção; fala e linguagem. Já pensamento; sensopercepção, afeto; humor; memória; capacidade intelectual e insight e juizo crítico da realidade ficarão para o próximo episódio desta trilogia. Aproveite!
A cada dez episódios, uma entrevista aqui no PQU Podcast! Desta vez fomos à Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, onde entrevistamos o psiquiatra, professor, pesquisador e meu primeiro grande mentor, Heber Vargas. Em uma entrevista descontraída, o Heber conta a história de como construiu uma carreira de sucesso. Você verá que apesar de já ter feito muito, ele demonstra disposição e vontade de fazer ainda mais! Espero que esta história seja tão inspiradora para você, psiquiatra em formação, como foi para nós do PQU Podcast.