Episódio #65 – Sorria! Você está em Tratamento para Depressão!

Toxina Botulínica para tratamento de depressão?! Este é um tópico que há muito tempo me intriga. No episódio de hoje farei uma leitura crítica de um ensaio clínico que testou o uso de toxina botulínica A em região glabelar para, ao diminuir a expressão facial de emoções negativas, auxiliar no tratamento de pacientes depressivos. O objetivo deste episódio não é a aplicação prática dos resultados, mas sim a discussão dos problemas e qualidades do estudo! Sorria!

Episódio # 63 – Eletroconvulsoterapia: de que lado reside o obscurantismo

Nas últimas semanas o seu feed de notícias provavelmente foi tomado por intensas reações sobre o fato de o Ministério da Saúde facilitar e estimular os hospitais a oferecerem aos pacientes o tratamento por eletroconvulsoterapia. Um Deputado federal disse o seguinte sobre o tema “...aí vem um ministério e tenta fazer uma coisa mais obscurantista ainda, retomando eras medievais”. O PQU Podcast não está interessado em tretas de redes sociais, como você já sabe, aqui é evidência com opinião! Então vamos a elas!

Episódio #61 – Quem prescreve não compra, quem compra não prescreve

PQU Podcast inicia sua terceira temporada! Neste episódio respondemos a um pedido de um ouvinte, o Eder, um psiquiatra em formação, e descrevemos a maneira como nós gerenciamos a nossa relação com a indústria farmacêutica. Não pretendemos nem poderíamos criar um manual de condutas, mas sim discutir um tema pouco abordado no treinamento formal de um psiquiatra, e muito importante no seu dia a dia.

Episódio #60 – PQU Entrevista Antonio Waldo Zuardi

Antonio Waldo Zuardi é Professor Titular do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É pesquisador pioneiro na investigação do potencial terapêutico de derivados da Cannabis sativa. Tem mais de duzentos artigos científicos publicados e impressionantes cinco mil citações. Além dessa linha de pesquisa, trabalha também com escalas de avaliação em psiquiatria e avaliação de serviços de atenção à saúde mental. O professor Zuardi conversou conosco sobre esses e outros temas mais.

Episódio #59 – Tratamento Farmacológico do Transtorno Borderline

O transtorno borderline é, em minha opinião, um dos grandes desafios da psiquiatria. Não é à toa que este tema é recorrente aqui no PQU Podcast. O tratamento farmacológico desta condição é controverso, alguns dizem que estaria proscrito, outros exageram na polifarmacoterapia. No episódio de hoje discuto três revisões recentes sobre o uso de psicofármacos no manejo dos sintomas do transtorno borderline.

Episódio #57 – O seu paciente tem mentido para você!

Eu preciso contar uma coisa chata para você. Você nunca imaginou que isto aconteceria, mas é verdade, o seu paciente tem mentido para você! Fofoca? Não, realidade! Neste episódio do PQU Podcast mostro um estudo que investigou quais os assuntos e também os motivos que estão mais associados a omissão de informações clinicamente relevantes por parte dos pacientes, além disto discuto algumas técnicas para minimizar este risco.

Boas Festas!

Nós do PQU Podcast agradecemos sua companhia ao longo deste ano de 2018 e desejamos boas festas e um excelente Ano Novo. Voltamos a partir do dia 14 de janeiro com aulas inéditas! Aguarde e até lá!

Episódio # 56 – Episódio maníaco induzido. E aí, Bipolar?

Paciente em uso de antidepressivo faz episódio maníaco ou hipomaníaco. E aí? Bipolar? Para o DSM 4 não, mas o DSM 5 mudou as regras, e a resposta, então, é sim! Neste ultimo episódio do PQU Podcast no ano de 2018 investiguei as evidências que embasaram esta mudança no manual diagnóstico, e como não poderia deixar de ser, dei minha opinião.

Episódio #54 – Apaziguamento do paciente agressivo

Apaziguamento se refere ao processo explicito e colaborativo, por meio do emprego de técnicas verbais e não verbais, que busca diminuir a agitação e o estado de estresse do paciente com o propósito de evitar agressão e violência e diminuir o uso de estratégias mais invasivas como medicações ou contenção física. No dia- a dia de pronto-atendimentos, unidades de emergências, enfermarias psiquiátricas, ou mesmo serviços ambulatoriais você vai se deparar com pacientes agitados e potencialmente agressivos. O apaziguamento é sua primeira ferramenta, dominar este procedimento é fundamental!

Episódio # 51 – O Corpo da Entrevista Psiquiátrica

Prólogo, abertura, corpo, fechamento e finalização, é assim que muitos autores e nós do PQU Podcast categorizamos as fases da entrevista médica. Já foram tema de episódios do PQU Podcast o prólogo, a abertura e a finalização. Hoje falo com você sobre o Corpo da entrevista. Trata-se das mais longa das fases e quando o médica necessita conduzir uma coleta de dados grande e minuciosa que embase seu diagnóstico e encaminhamento terapêutico.