Episódio #260 – PQU Entrevista Luiz Augusto Rohde

E chegamos ao final da décima segunda temporada do PQU Podcast! Você que nos acompanha já sabe: a cada dez episódios uma entrevista. No episódio 260 quem nos conta como se deu sua carreira como psiquiatra, professor e pesquisador é o Luiz Augusto Rohde. Professor titular de psiquiatria da infância e adolescência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é de lá que o Rohde se lança em atividades diversas e empolgantes dentro e fora do Brasil. Com a clareza e objetividade que lhe são peculiares o Rohde nos contou sua trajetória prodigiosa, de muito talento e dedicação. Mais uma entrevista inspiradora para você, psiquiatra em formação!

Episódio #258 – 4 por 4 – Oito preceitos básicos da Entrevista Motivacional

Estou em dívida com você ouvinte há exatos 246 episódios. Prometi no episódio de número 12 que a Entrevista Motivacional voltaria ao PQU Podcast. Não devo mais, ela está de volta! A quarta edição do livro de Willian Miller e Stephen Rollnick intitulado Entrevista Motivacional, ajudando pessoas a mudar e crescer me inspirou e no episódio 258 do PQU Podcast vou discutir 8 preceitos básicos e indispensáveis para a prática da Entrevista Motivacional que podem ajudar você, psiquiatra em formação, em sua prática clínica.

Episódio #255 – Irritabilidade na Infância: quando a psicopatologia é fundamental

No episódio 255 do PQU Podcast, temos uma estréia! É com muita satisfação que recebemos nos estúdios da Vira Disco o Felipe Pinheiro de Figueiredo. O Felipe, que fez sua residência em psiquiatria e seu doutorado aqui em Ribeirão Preto, atualmente é psiquiatra em Maringá onde foi professor na UNINGA e Unicesumar e faz um trabalho de excelência no atendimento de crianças e adolescentes. Em seu primeiro episódio no PQU, ele vai falar da manifestação de irritabilidade na infância, sua definição, origem, evolução normal e os casos em que se transforma em sintoma de uma patologia. Vale a pena escutar!

Episódio #251 – O entrevistador diligente – A autenticidade na entrevista psiquiátrica

Autenticidade é um elemento importante em qualquer relação humana de qualidade, imagine então na relação médico paciente! Porém, quão importante ela é? Seria benéfica em qualquer situação clínica? E mais importante, é possível que você, psiquiatra em formação, domine e module o uso da autenticidade na entrevista psiquiátrica em prol do melhor tratamento do paciente? Discutiremos estas e outras questões relacionadas ao tema no episódio 251 do PQU podcast, aproveite!

Episódio #247 – Sobre grupos controle

Grupo controle, não é sinônimo de grupo placebo, como nós médicos podemos acreditar. No episódio 247 do PQU Podcast, vou fazer a leitura crítica de um artigo científico, que mostra como o delineamento de grupos controle de maneira criativa, pode servir à investigação de complexas perguntas de pesquisa. De quebra, vou apresentar interessantes aspectos sobre elementos constituintes do efeito placebo. Aproveite!

Episódio #242 – Canabidiol na prática psiquiátrica, um chamado à razão

O canabidiol é uma substância extraída da maconha promissora como candidata a tratamento de transtornos mentais, porém identificamos exageros em sua prescrição na prática psiquiátrica! No episódio 242 do PQU Podcast vamos mostrar como a pesquisa séria e competente com o canabidiol tem trazido avanços significativos, mas também argumentar que a transição da bancada de pesquisa para a prescrição psiquiátrica foi, em nossa opinião, mais rápida do que as evidências científicas podem permitir.

Episódio #236 – Catatonia

O PQU Podcast não para nunca, nem mesmo em minhas férias, como você pode ver. A catatonia é uma síndrome de desregulação psicomotora enigmática. Para torná-la menos obscura, eu vou apresentar a maneira como o manual diagnóstico em psiquiatria, o DSM, caracteriza o transtorno e apresentar seus principais sinais e sintomas. O Episódio 236 do PQU Podcast é um alerta ao diagnóstico de uma síndrome clinicamente identificável, na maioria das vezes tratável, mas que pode ser fatal caso não seja adequadamente reconhecida.

Episódio #233 – Doutor, posso parar de usar o antidepressivo?

Doutor, posso parar de usar o antidepressivo? Esta é uma pergunta muito comum em nossos consultórios, não é? No episódio 233 do PQU Podcast, eu vou apresentar um estudo que mostra que os pacientes estão insatisfeitos com a resposta que nós médicos temos oferecido a esta pergunta, e têm recorrido a grupos de ajuda online em busca de mais informações sobre o assunto. Espero que as evidências e opiniões apresentadas sirvam de reflexão sobre a sua prática clínica.

Episódio #228 – Um algoritmo para o tratamento farmacológico de depressão

No episódio 228 do PQU Podcast, apresentamos um algoritmo para o tratamento farmacológico de depressão unipolar sem sintomas psicóticos, elaborado segundo critérios de um projeto da residência em psiquiatria da Harvard, com tomada de decisões baseada em evidências e revisão de pares. Você vai perceber que mesmo um bom algoritmo como esse não deve ser utilizado sem uma boa dose de conhecimento e espírito crítico.

Episódio #225 – Clozapina – Origens

O resgate da clozapina de seu banimento após a ocorrência de casos de agranulocitose na Finlândia foi um acontecimento muito bem-vindo para a prática psiquiátrica. Ela tem mecanismo de ação inovador e mudou o prognóstico de pacientes com esquizofrenia grave e de difícil tratamento. Até hoje continua sendo o antipsicótico mais eficaz para esta população. A história de sua descoberta e desenvolvimento é digna de um roteiro, com direito a clímax, desastre, plot twist, conchavos e mais. O Luiz Alberto e eu nos juntamos na bancada do PQU Podcast para contá-la para você. Divirta-se!