Episódio #161 – Amissulprida

A Amissulprida é uma medicação cercada de mitos e mistérios. Antipsicótico “típico” ou “atípico”? Diminui ou aumenta a neurotransmissão dopaminérgica? Tem realmente efeito significativo em sintomas negativos da esquizofrenia? Qual a dose terapêutica? E a indicação de doses baixas em pacientes com distimia? Por que não tem seu uso, como antipsicótico, aprovado pelo FDA, mas sim por outras agências reguladoras? No PQU Podcast, não gostamos de mitos e mistérios, queremos evidência com opinião! Para responder estas e outras perguntas, resolvemos fazer o fichário de psicofármacos da Amissulprida.

A Venlafaxina foi o primeiro antidepressivo aprovado pelo FDA para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Ela e seu metabólito, a Desvenlafaxina, são muito utilizados na clínica psiquiátrica. Nesse meu primeiro episódio como Podcaster colaborador vou apresentar os aspectos farmacológicos dessa medicação, seus principais usos terapêuticos, efeitos colaterais e estratégias para lidar com a síndrome de retirada.

Episódio #123 – Clonazepam

O clonazepam é, nas últimas décadas, um dos benzodiazepínicos mais vendidos no mundo todo. Nesse episódio do PQU Podcast conto sua trajetória desde o lançamento, em 1975. Ele que já foi o patinho feio e que hoje parece um cisne, será mesmo tudo isso? Tão melhor que seus irmãos de sangue? Escute e tire suas conclusões.

Episódio #118 – Buspirona

Em 1986 a buspirona recebeu aprovação do FDA para tratamento de pacientes com transtorno de ansiedade generalizada. No Brasil, passou a ser comercializada um pouco depois, em 1990. É um medicamento que deve fazer parte do arsenal psicofarmacológico de todo psiquiatra, a meu ver o especialista com condições para prescrevê-lo como se deve com chance de obter algum resultado terapêutico.

Episódio #102 – Fluoxetina

Mais uma medicação para nosso fichário de psicofarmacos! É a vez da Fluoxetina, um símbolo do avanço da psicofarmacologia nas últimas décadas, um sucesso instantâneo de crítica e público, mas aqui analisada com pragmatismo e de maneira desapaixonada. Clique para ouvir e fique com as principais características farmacológicas e clínicas desta medicação!

Episódio #87 – Zolpidem

Nesse episódio do PQU Podcast, mais um da série Fichário de psicofármacos, apresentamos dados de farmacologia clínica do Zolpidem, o hipnótico mais utilizado nas últimas décadas no tratamento de insônia. Seu uso é muito tranquilo se for feito de acordo com as recomendações, mas ele tem sido usado exagerada e indiscriminadamente, sem o devido critério, mais um sinal do quanto hoje em dia se tolera mal o desconforto próprio da existência, até mesmo algumas noites de insônia, ocorrência normal e até esperada em algumas circunstâncias.

Episódio #81 – Pregabalina

Temos novidade no primeiro episódio da quarta temporada do PQU Podcast! Inauguramos hoje uma nova seção: Inspirados no hábito de muitos alunos de medicina de produzir “caderninhos” de condutas e medicamentos, inauguramos o nosso Fichário de Psicofármacos. No episódio de hoje, a pregabalina e sua aplicação no tratamento de Transtorno de Ansiedade Generalizada.