Autores

Sou paulista de Ribeirão Preto. Formei-me médico pela Faculdade de Medicina de Botucatu, da Unesp, em 1985. Fiz cinco anos de especialização no Pavilhão de Agudos do Hospital Psiquiátrico Santa Teresa, sob supervisão do Dr. Luiz Paulo de C. Bechelli. Sou especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pela Associação Médica Brasileira desde 1990. Sou Doutor em Saúde Mental (área de concentração: Psicofarmacologia) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e fiz Pós-Doutorado no Serviço de Psiquiatria do Hospital Civil de Estrasburgo (Unidade INSERM 405), na França.

De 1999 a 2010, fui docente e pesquisador ligado ao programa de Pós-graduação em Saúde Mental da FMRP-USP. De 2003 a 2010 fui Diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria, período em que também participei do Conselho Editorial do seu Programa de Educação Continuada e fui o responsável pelo Programa Psiquiatras em Formação, que me permitiu contato com residentes e estagiários de todas as regiões do país.

Sou coeditor de livros técnicos sobre Transtornos de Ansiedade, de Educação Continuada em Psiquiatria e do livro “Entendendo os Transtornos Mentais”, destinado ao grande público. Tenho 40 artigos publicados em periódicos especializados e mais de 300 participações em eventos científicos de Psiquiatria.

Em 2016, publiquei meu primeiro livro autoral, “A grande obra”, já na primeira reimpressão, que aborda a interferência negativa que algumas emoções podem ter no comportamento e nas relações interpessoais.

Sou nascido em Astorga, Paraná, graduei-me médico pela Universidade Estadual de Londrina, em 2002. Iniciei residência médica em psiquiatria em 2003 no Hospital das Clinicas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, entre 2005 e 2006 especializei-me em Emergências Psiquiátricas no mesmo serviço. Sou Mestre e Doutor em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Entre 2008 e 2016, dediquei-me a supervisão e ensino de médicos residentes e alunos de medicina na equipe de Emergências Psiquiátricas do HCFMRP – USP.  Atualmente sou médico colaborador desta mesma equipe, na qual supervisiono e treino alunos, em entrevista psiquiátrica, além de desenvolver e orientar projetos de pesquisa em psiquiatria e neurociências.

Sou coautor do Tratado de Saúde Mental da Mulher e de importantes artigos científicos na área sobre as diferenças entre os sexos no processamento emocional e saúde mental da mulher.