Episódio #159 – Assistência digital em psiquiatria: Novas ferramentas

Autor:
Algumas mudanças, já em curso em nossa sociedade, foram aceleradas pelos impactos da pandemia da Covid-19 e todos tiveram que se adaptar rapidamente a novas ferramentas do mundo digital. Para nós, médicos psiquiatras, não foi diferente. Quem de nós não precisou aprender em pouco tempo a fazer uma teleconsulta, uma receita digital, um telemonitoramento? Mas, quais as possibilidades existentes? São elas eficazes e confiáveis? Quais suas potencialidades e limitações? No episódio #159 do PQU Podcast vou apresentar uma evolução histórica do desenvolvimento da assistência digital em psiquiatria e estudos recentes que apontam o futuro destas tecnologias. Espero que você aproveite!

Episódio #154 – Síndrome de retirada de antidepressivos

A síndrome de retirada a antidepressivo é um tema que não deveria passar despercebido em nossos estudos e nossa prática clínica! Depois de quanto tempo da retirada da medicação ela pode aparecer? Como identifica-la e diagnostica-la? Qual a diferença entre a síndrome de retirada e uma recaída ou um novo episódio? Como trata-la? São muitos os questionamentos e recentes revisões sistemáticas têm mostrado que são mais prevalentes do que pensamos. No episódio 154 do PQU Podcast vou apresentar evidências e opiniões sobre a síndrome de retirada a antidepressivo, espero que você aproveite!

A Venlafaxina foi o primeiro antidepressivo aprovado pelo FDA para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Ela e seu metabólito, a Desvenlafaxina, são muito utilizados na clínica psiquiátrica. Nesse meu primeiro episódio como Podcaster colaborador vou apresentar os aspectos farmacológicos dessa medicação, seus principais usos terapêuticos, efeitos colaterais e estratégias para lidar com a síndrome de retirada.