Episódio #261 – Ruído na Psiquiatria

Bem-vindo à 13ª temporada do PQU Podcast. A psiquiatria é a especialidade médica que tem mais ruído intrínseco. O ruído, aqui, é um dos componentes do erro em julgamentos e decisões. O outro é o viés. Mesmo em atividades médicas mais concretas, em oposição aos julgamentos mais subjetivos que os psiquiatras realizam, há muito ruído. Diante do mesmo caso, diferentes médicos discordam quanto à presença ou não de melanoma, de câncer, de doença cardíaca, de tuberculose, de pneumonia e, evidentemente, de um transtorno mental. No episódio 261 do PQU Podcast descrevemos os tipos de ruído em nossa especialidade e o que pode ser feito para minimizá-lo. Depois de escutá-lo, você valorizará mais o som e buscará com mais afinco a melodia na sua prática psiquiátrica.

Episódio #258 – 4 por 4 – Oito preceitos básicos da Entrevista Motivacional

Estou em dívida com você ouvinte há exatos 246 episódios. Prometi no episódio de número 12 que a Entrevista Motivacional voltaria ao PQU Podcast. Não devo mais, ela está de volta! A quarta edição do livro de Willian Miller e Stephen Rollnick intitulado Entrevista Motivacional, ajudando pessoas a mudar e crescer me inspirou e no episódio 258 do PQU Podcast vou discutir 8 preceitos básicos e indispensáveis para a prática da Entrevista Motivacional que podem ajudar você, psiquiatra em formação, em sua prática clínica.

Episódio #257 – A Hipótese do Espectro Bipolar

Frequentemente, na clínica, nos deparamos com casos complexos, que não conseguimos localizar em uma das categorias diagnósticas que facilmente identificamos nos quadros prototípicos. Temos nesta zona cinzenta, por exemplo, sintomas de humor com características mistas: depressão, ansiedade e agitação psicomotora fazendo parte da mesma síndrome. No episódio 257 do PQU Podcast, abordamos a evolução histórica e os diagnósticos diferenciais do Espectro Bipolar, conceito que tenta dar conta da complexidade dos casos não prototípicos que se situam na zona fronteiriça entre doença afetiva uni e bipolar. Convido a você, psiquiatra em formação, para acompanhar essa discussão e assim formar sua própria opinião crítica sobre o tema.

Episódio #243 – O efeito placebo na prática psiquiátrica

No episódio 243 do PQU Podcast, vamos lhe falar sobre a evolução da definição e do conceito de placebo, os tipos de tratamento placebo, a contribuição do efeito placebo para a resposta terapêutica e sobre curiosidades acerca do efeito placebo para enfim chegar ao tema principal que é o efeito placebo na prática psiquiátrica. A partir daí falaremos sobre os possíveis mecanismos de ação por trás do efeito placebo e sobre como maximizá-lo a favor do melhor resultado terapêutico. Só tudo isso.

Episódio #241 – Farmacocinética dos psicofármacos

Olá! Bem-vindo à 12ª temporada do PQU Podcast. Nesse primeiro episódio dessa temporada, o 241, abordamos um tema fundamental em psicofarmacologia clínica: a farmacocinética dos psicofármacos. A farmacocinética se refere a como os medicamentos se movimentam dentro do corpo, especificamente de como se dá sua absorção, sua distribuição até a chegada ao sítio de ação; seu metabolismo e sua eliminação. Por essa razão, costuma-se dizer que farmacocinética é o que o corpo faz com o medicamento. Pois bem, revisamos cada uma das etapas da farmacocinética dos psicofármacos, destacando informações úteis para sua boa prescrição no sentido de se obter deles o efeito terapêutico máximo. Não deixe de escutar!

Episódio #239 – Abordagem da disfunção sexual

Embora haja evidências de associação entre o bom funcionamento sexual, saúde mental e qualidade de vida, esse ainda é um assunto pouco abordado pelo psiquiatra, que muitas vezes não se sente à vontade para avaliar a função sexual de seus pacientes, mas, deveria. A disfunção sexual pode tanto se constituir em fonte de angústia, prolongando ou agravando o sofrimento decorrente dos transtornos mentais, como também pode ser consequente ao tratamento psicofarmacológico, prejudicando a adesão ao tratamento. Você dedica alguns minutos da entrevista clínica para abordar a função sexual de seus pacientes? Conversa sobre a disfunção sexual como possível efeito adverso do tratamento? No episódio 239 do PQU Podcast, vamos apresentar os conceitos e classificações diagnósticas dos transtornos sexuais, sua ocorrência durante tratamento psicofarmacológico, as formas de abordá-lo em sua anamnese e como conduzi-lo adequadamente. Você não pode perder!

Episódio #234 – Adesão ao tratamento

A adesão ao tratamento é um tópico central sempre que se fala em tratamento medicamentoso, independentemente da especialidade médica. Mesmo assim, nem sempre ele é abordado com a abrangência e a profundidade necessárias na formação do médico, nem na do especialista, para que sua prevenção, sua identificação e seu manejo sejam incorporados na prática clínica com o mesmo peso que têm o diagnóstico e o encaminhamento terapêutico. E isso é um problemão, pois de nada adianta diagnóstico preciso e correta prescrição de tratamento medicamentoso se ele não for realizado como se deve. No episódio 234 do PQU Podcast, vamos apresentar o que alguns autores denominam componentes cruciais da não adesão. Não perca. Depois de escutá-lo, você vai melhorar a sua prática.

Episódio #225 – Clozapina – Origens

O resgate da clozapina de seu banimento após a ocorrência de casos de agranulocitose na Finlândia foi um acontecimento muito bem-vindo para a prática psiquiátrica. Ela tem mecanismo de ação inovador e mudou o prognóstico de pacientes com esquizofrenia grave e de difícil tratamento. Até hoje continua sendo o antipsicótico mais eficaz para esta população. A história de sua descoberta e desenvolvimento é digna de um roteiro, com direito a clímax, desastre, plot twist, conchavos e mais. O Luiz Alberto e eu nos juntamos na bancada do PQU Podcast para contá-la para você. Divirta-se!

Episódio #224 – TEPT – evolução do diagnóstico

Transtorno de estresse pós-traumático. No episódio 224 do PQU Podcast vamos apresentar a evolução desse diagnóstico, desde as primeiras tentativas de compreensão do impacto psicológico da guerra nos ex-combatentes, nos séculos XIX e XX, até os critérios diagnósticos atuais, de acordo com a CID-11 e o DSM-5. Você, colega em formação, também acompanhará a discussão sobre o próprio conceito de trauma na literatura científica. Alvo de debates contundentes, a definição do que é um trauma tem consequências para a caracterização do diagnóstico, bem como em sua prevalência, no planejamento terapêutico individual e também dos serviços de saúde e seguridade social. Fique então ligado no PQU Podcast e não perca essa oportunidade de se atualizar!

Episódio #221 – O Diagnóstico

Olá. Receber um diagnóstico é sempre um encontro: com nossa fragilidade, com nossos temores, com nossas inseguranças, com o desconhecido, com nossa personalidade e, lógico, com nossas emoções, intuições e cognições. Por consequência, tudo isso se encontra também no outro, se é você quem faz o diagnóstico. Daí o cuidado para que seja mesmo um encontro e não uma trombada. O diagnóstico é sempre uma oportunidade para saber mais sobre si, do tempo que passa, da vida que muda para pior ou para melhor. O episódio 221 do PQU Podcast é inspirado em “Diagnóstico e destino” do professor Vittorio Lingiardi. Esperamos que ele lhe sirva de aperitivo para a leitura desse excelente livro.