Episódio #195 – Violência sexual: avaliação e encaminhamento terapêutico

No meu 1º episódio como colaborador do PQU Podcast, converso com o Vinicius sobre o impacto da violência sexual na saúde mental e na função sexual da mulher. Apresentamos as definições das diferentes formas de violência sexual, sua epidemiologia, repercussões clínicas e o papel do psiquiatra no atendimento às vítimas de violência sexual. Para você, psiquiatra em formação, trata-se de um tema extremamente relevante, a associação entre o histórico de violência sexual e diversas síndromes psicopatológicas é frequentemente observada na clínica, e sua abordagem, muitas vezes considerada desafiadora, pode ser decisiva para o estabelecimento do vínculo e do melhor encaminhamento terapêutico. Por isso, compartilhamos técnicas de entrevista que julgamos serem úteis em sua prática clínica – confira!

Episódio #193 – Psicanálise para o psiquiatra em formação

No episódio 193 do PQU Podcast, temos o prazer de receber a podcaster convidada Simone Bianchi Sanches, psicóloga com mestrado e doutorado pela USP de Ribeirão Preto, doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona e psicanalista em formação na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. De maneira didática e honesta, Simone nos falou sobre história e futuro da psicanálise, sobre conceitos teóricos, técnica e o aprendizado guiado pela experiência como analisanda. Você, psiquiatra em formação, vai gostar!

Episódio #191 – Terapia analítico-comportamental

O episódio 191 do PQU Podcast foi feito pela podcaster convidada Fabiana Guerrelhas, terapeuta analítico-comportamental, psicóloga formada pela PUC-São Paulo, mestre em Psicologia pela USP-SP, colaboradora do INBIO (Instituto de Neuropsicologia e Biofeedback), em Ribeirão Preto, e colunista do portal de notícias ACidadeON. Tem 26 anos de experiência em atendimento clínico, psicologia hospitalar, supervisão e ensino de análise do comportamento e de terapia comportamental. Com o brilhantismo que lhe é peculiar, ela nos fala sobre a história, o desenvolvimento e a prática da terapia analítico- comportamental de modo didático e acessível ao psiquiatra em formação. Vale conferir.

Episódio #188 – O paciente precisa de que?

No episódio 188 do PQU Podcast vamos apresentar uma síntese da teoria das necessidades humanas, proposta pelo psicólogo americano Abraham Maslow e publicada originalmente em 1943. Ela deu origem ao que ficou conhecido como a pirâmide de necessidades do ser humano. Vamos utilizá-la como referência para subsidiar nossa argumentação de que o paciente também chega para a consulta com demandas, que podem ser hierarquizadas e que, dificilmente, se atingirá pleno sucesso terapêutico se as mais básicas não forem atendidas. Quer ampliar a visão que tem do paciente? Vale a pena se familiarizar com essas ideias.

Episódio #187 – Intervenção Precoce em Psiquiatria

No episódio #187 do PQU Podcast temos o prazer de receber novamente o psiquiatra Gabriel Elias, grande conhecedor de intervenção precoce em psiquiatria uma vez que é coordenador do Ambulatório de Primeiro Episódio Psicótico, além de supervisor da Complementação Especializada em Cuidados Agudos e Intervenção Precoce em Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto. A estruturação de serviços com esta finalidade surgiu nos anos 1980 e 1990, inicialmente na Austrália. Nos países em desenvolvimento, o nosso entre eles, ainda são poucos os serviços para atendimento dessa população. Vale a pena escutar para ampliar seus conhecimentos.

Episódio #185 – Modelos Dimensionais de Transtornos da Personalidade

Os modelos categóricos para diagnóstico dos transtornos de personalidade, embora ainda sejam os mais utilizados na prática clínica corrente, são frequentemente criticados pelas limitações que apresentam. Assim, a proposta dos modelos dimensionais dos transtornos da personalidade tem ganhado força nos últimos anos, e tanto o DSM quanto a CID abordaram o tema em suas mais recentes edições. O PQU Podcast não poderia ficar de fora dessa discussão! No episódio 185, a gente traz para você uma revisão de 2 importantes modelos dimensionais: o modelo dos 5 fatores, também conhecido como Big Five, e o modelo dimensional proposto na seção 3 do DSM 5. Não deixe de conferir!

Episódio #183 – Olha a CID11 aí, gente!

Olha a CID11 aí, gente! A 11ª edição da classificação internacional das doenças da OMS foi aprovada na Assembleia Geral da Saúde em maio de 2019, com previsão para ser efetivada nos países membros a partir de janeiro de 2022, sendo que já se sabia que em alguns países isso tomaria mais tempo. A pandemia de COVID-19 impactou negativamente no processo de implantação da nova classificação, mas ela não tardará. No episódio 183 do PQU Podcast apresentamos em primeira mão (ainda não existe tradução para o português) as linhas gerais e as novidades do capítulo sobre transtornos mentais, do comportamento e do neurodesenvolvimento da CID11. Tudo explicadinho para os ouvintes do nosso podcast.

Episódio #182 – Oportunidades internacionais para o Psiquiatra em Formação

Vivências no exterior são enriquecedoras: expandem a visão, complementam a formação e dão polimento ao conhecimento já adquirido. Mas quais são as possibilidades de vivências no exterior disponíveis para o psiquiatra em formação? No Episódio #182 do PQU Podcast, conversamos com a psiquiatra Mariana Pinto da Costa, que tem vasta experiência em vários países e é pesquisadora da formação psiquiátrica ao redor do mundo. Ela é também é a presidente da seção de psiquiatras em início de carreira e secretária da seção de educação da World Psychiatric Association (WPA). Muito simpática e acessível, ela compartilhou suas experiências e falou das várias oportunidades hoje existentes para formação internacional de psiquiatras. Esperamos que você também aproveite.

O transtorno esquizoafetivo é um diagnóstico psiquiátrico controverso. Aqui no PQU Podcast, gostamos de temas polêmicos, que desafiam o comodismo e nos levam a estudar, aprender e questionar nossas opiniões. No episódio 176, vamos apresentar evidências e opiniões que contribuirão para maior entendimento deste diagnóstico, desde o surgimento do conceito até a confusa situação atual. Aproveitem!

Episódio #175 – Código de ética da Associação Mundial de Psiquiatria

Em outubro de 2020, foi aprovado o Código de Ética em Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria, substituta da Declaração de Madrid, que havia sido referendada no Congresso Mundial de 1996. Consideramos que ele seja um balizador de nossa conduta nas nossas diversas áreas de atuação, e daí, o desejo de elaborar um episódio do PQU Podcast descrevendo-o de modo detalhado. É o que fazemos no episódio 175. Não perca! Nunca é demais insistir em preceitos éticos.