Episódio #83 – Dez Verdades da Psicofarmacologia

Nos prolegômenos do livro “Clinical Psychopharmacology: Principles and practice”, do Nassir Ghaemi, lançado no primeiro semestre de 2019, lista dez falácias e dez verdades da Psicofarmacologia. Nesse episódio apresentamos e comentamos uma a uma as verdades. É útil e benéfico, em tempos de tantas fake news, revisitar conceitos legítimos que, devidamente respeitados, contribuem para a boa prática clínica.

Episódio #82 – Dez Falácias da Psicofarmacologia

Nos prolegômenos do livro “Clinical Psychopharmacology: Principles and practice”, lançado no primeiro semestre de 2019, Nassir Ghaemi lista dez falácias e dez verdades da Psicofarmacologia. Nesse episódio apresentamos e comentamos uma a uma as falácias. Não concordamos com todas, mas é inegável que a argumentação do autor merece respeito e nos obriga a refletir. Algumas inclusive colocam em cheque o que temos advogado como boa prática clínica em diversos episódios do PQU Podcast.

Episódio #80 – PQU Entrevista Marco Antonio Brasil

O Prof. Marco Antônio Brasil é professor associado e chefe do Departamento de Psiquiatria e de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. É psicofarmacologista clínico, psicoterapeuta, estudioso de psicologia médica e da interface entre psiquiatria e filosofia. Marco Antônio Brasil é um grande defensor do modelo de enfermaria de psiquiatria em hospital geral como serviço substitutivo de hospitais psiquiátricos. Foi o principal responsável pela implementação da enfermaria de psiquiatria no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), que está em funcionamento há 8 anos. Sobre esses e outros assuntos conversa conosco nesse episódio do PQU Podcast.

Episódio #78 – Onde Dói?

A Fibromialgia é uma condição crônica de etiologia desconhecida caracterizada por dor crônica difusa que frequentemente coexiste com perturbações do sono, distúrbios cognitivos e fadiga. Embora alterações inflamatórias, infecciosas e autoimunes já tenham sido aventadas na sua etiopatogenia, muito poucas evidências sustentam tais teses. Além disso, ela frequentemente está associada com depressão e ansiedade patológica, fato que permite que se perpetue a dúvida: a fibromialgia é uma entidade clínica independente ou uma faceta de depressão?

Episódio #77 – Aequanimitas

William Osler é um dos ícones da medicina, sendo inclusive por alguns referido como o pai da medicina moderna. Em 1889, no discurso de despedida da Universidade da Pensilvânia, intitulado “Aequanimitas”, destaca duas características do médico necessárias para a boa prática clínica, para o bom desempenho na vida em geral e que contribuiriam para o sucesso profissional tanto quanto auxiliariam no trato com os infortúnios e insucessos. São elas a imperturbabilidade e a equanimidade.

Episódio #73 – Salsichas e classificações psiquiátricas

Em um simpósio de psiquiatria aqui em Ribeirão Preto, há muitos e muitos anos, eu coordenava uma mesa redonda sobre classificação em psiquiatria quando pela primeira vez ouvi a analogia entre classificações psiquiátricas e salsichas: ninguém sabia direito o que tinha nelas e nem como eram feitas. Não é verdade que não se sabe o que uma classificação psiquiátrica contém. Transtornos mentais, obviamente, conforme sua concepção na época em que foi feita a elaboração nosológica. Apesar das críticas aos sistemas de classificação atuais, DSM-5 e CID-11, mostramos nesse episódio que ainda não foi encontrada uma alternativa à altura do que já temos.

Episódio #72 – Donald Klein e a descrição do Transtorno de Pânico

Em 1964, Donald Klein publicou um artigo intitulado "delineamento de duas síndromes de ansiedade responsivas a medicamento" em que descreveu com detalhes o efeito terapêutico diferencial da imipramina em pacientes com ansiedade episódica. Esse é o clássico que comentamos no episódio de hoje. Tivemos também o cuidado de recuperar o contexto em que se deu essa publicação, um marco na história da psicofarmacoterapia e um bom exemplo da contribuição da psicofarmacologia clínica para a nosologia psiquiátrica!

Episódio #70 – PQU entrevista Valentim Gentil Filho

O Prof. Valentim Gentil Filho é Professor Titular de Psiquiatria da FMUSP desde 1994. Suas áreas de interesse profissional incluíram mecanismos de regulação do humor normal; a importância da angústia como resposta emocional; a contribuição da maconha na gênese de transtornos mentais; e o aprimoramento dos serviços e políticas públicas de saúde mental. Na generosa entrevista que nos concedeu falou delas e de muitas passagens de sua vida profissional, além de ter compartilhado conosco um pouco de sua erudição e sólida formação em psiquiatria.

Episódio #69 – O fechamento da Entrevista Psiquiátrica

Com esse episódio do PQU Podcast completamos a série sobre a estrutura da entrevista psiquiátrica. Nele abordamos a fase de fechamento da entrevista, a que vem em seguida ao corpo da entrevista. O fechamento é feito em aproximadamente 15 minutos – de uma entrevista padrão de 50 minutos – e é a fase em que o médico mais fala, valendo-se da orientação terapêutica, que engloba explanação sobre as hipóteses diagnósticas, sobre o que se deve esperar do tratamento e o esclarecimento de dúvidas que certamente aparecerão.