Episódio #97 – Resultados Negativos

É de conhecimento geral que a literatura médica é enviesada; valoriza mais os resultados positivos. Os estudos com resultados negativos são publicados com menos frequência mesmo sendo tão importantes quanto os seus “primos ricos” na construção do conhecimento científico, desde que provenientes de boas fontes. Na sua falta, mesmo as metanálises de extensos bancos de dados não fornecerão sínteses confiáveis e resultarão em desinformação para pesquisadores, clínicos e legisladores

Episódio #95 – 16 dicas para o Psiquiatra em Formação

Esse episódio do PQU Podcast baseia-se em artigo de Julian Leff, professor emérito do Instituto de Psiquiatria do King’s College, em Londres. Ele próprio descreveu esse texto como uma colcha de retalhos, uma colagem, que incorpora muito do que ele aprendeu, observou e vivenciou ao longo de sua longa e prolífica carreira como psiquiatra e pesquisador. Ao que ele relatou acrescentei algo de minha experiência pessoal nesses campos de atuação e do que conversei com amigos psiquiatras com experiência clínica e em pesquisa muito maior que a minha.

Episódio #93 – Tratamento de TEPT baseado em evidências

O TEPT é perturbador e limitante – interfere significativamente com o desempenho funcional da pessoa e compromete sua qualidade de vida. Estima-se que sua prevalência para a vida toda seja de 8%, mas esse índice certamente é maior em zonas de conflito e mais propensas a desastres naturais. Nesse episódio do PQU Podcast apresentamos uma revisão concisa, acessível e atualizada, das abordagens terapêuticas de pacientes com TEPT baseadas em evidências.

Episódio #91 – Persuasão e Cura

A terceira edição do livro “Persuasion & Healing”: A comparative study of psychotherapy”, dos psiquiatras norte-americanos Jerome Frank e Julia Frank, publicada em 1991, é um clássico que deve ser lido por todo psiquiatra, principalmente pelos que estão em formação. Ele fornece uma visão abrangente e organizadora sobre psicoterapia em geral e identifica e descreve os componentes comuns a todas as formas de psicoterapia, independentemente de seu arcabouço teórico.

Episódio #88 – O Prontuário Psiquiátrico

Nesse episódio do PQU Podcast abordamos aspectos práticos, legais e éticos do prontuário psiquiátrico, documento elaborado pelo psiquiatra e ferramenta fundamental para seu bom trabalho. Nele devem constar, de forma organizada, objetiva e concisa, todos os dados relativos ao paciente. O prontuário psiquiátrico é propriedade compartilhada do médico e do paciente, que pode ter acesso a ele e solicitar uma cópia a qualquer momento.

Episódio #87 – Zolpidem

Nesse episódio do PQU Podcast, mais um da série Fichário de psicofármacos, apresentamos dados de farmacologia clínica do Zolpidem, o hipnótico mais utilizado nas últimas décadas no tratamento de insônia. Seu uso é muito tranquilo se for feito de acordo com as recomendações, mas ele tem sido usado exagerada e indiscriminadamente, sem o devido critério, mais um sinal do quanto hoje em dia se tolera mal o desconforto próprio da existência, até mesmo algumas noites de insônia, ocorrência normal e até esperada em algumas circunstâncias.

Episódio #85 – Medicamentos de referência, similares e genéricos

Nesse episódio do PQU Podcast abordamos um tema sempre presente quando se prescreve medicamentos. Conversamos sobre medicamentos de referência, similares e genéricos. Nosso objetivo é fornecer informações que possam ser úteis no entendimento da questão, necessário para um posicionamento mais fundamentado e orientação dos pacientes.

Episódio #83 – Dez Verdades da Psicofarmacologia

Nos prolegômenos do livro “Clinical Psychopharmacology: Principles and practice”, do Nassir Ghaemi, lançado no primeiro semestre de 2019, lista dez falácias e dez verdades da Psicofarmacologia. Nesse episódio apresentamos e comentamos uma a uma as verdades. É útil e benéfico, em tempos de tantas fake news, revisitar conceitos legítimos que, devidamente respeitados, contribuem para a boa prática clínica.

Episódio #82 – Dez Falácias da Psicofarmacologia

Nos prolegômenos do livro “Clinical Psychopharmacology: Principles and practice”, lançado no primeiro semestre de 2019, Nassir Ghaemi lista dez falácias e dez verdades da Psicofarmacologia. Nesse episódio apresentamos e comentamos uma a uma as falácias. Não concordamos com todas, mas é inegável que a argumentação do autor merece respeito e nos obriga a refletir. Algumas inclusive colocam em cheque o que temos advogado como boa prática clínica em diversos episódios do PQU Podcast.

Episódio #80 – PQU Entrevista Marco Antonio Brasil

O Prof. Marco Antônio Brasil é professor associado e chefe do Departamento de Psiquiatria e de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. É psicofarmacologista clínico, psicoterapeuta, estudioso de psicologia médica e da interface entre psiquiatria e filosofia. Marco Antônio Brasil é um grande defensor do modelo de enfermaria de psiquiatria em hospital geral como serviço substitutivo de hospitais psiquiátricos. Foi o principal responsável pela implementação da enfermaria de psiquiatria no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), que está em funcionamento há 8 anos. Sobre esses e outros assuntos conversa conosco nesse episódio do PQU Podcast.