Episódio #66 – Psiquiatria personalizada. O futuro chegou?

No congresso do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia ocorrido em outubro/2018 o tema dominante foi a psiquiatria personalizada. Mas isso já é uma realidade? Em que medida em nossa especialidade já é possível acompanhar a onda da medicina de precisão vista em outras especialidades médicas?

Episódio #64 – Pseudodemência ou Pseudodepressão?

Pseudodemência foi um diagnóstico relativamente frequente até os anos 1990 para se referir a quadros depressivos graves em idosos, acompanhados de déficits cognitivos. Atualmente, com os avanços no estadiamento neuropatológico da Doença de Alzheimer, o cenário se inverteu. Alguns dos casos de pseudodemência na verdade podem ser pseudodepressão, quadro depressivo secundário devido às lesões neurodegenerativas características do Alzheimer, mas restritas aos núcleos do mesencéfalo, estágio em que não haveriam ainda manifestações cognitivas.

Episódio #62 – Como ler um artigo científico

Inauguramos com esse episódio uma nova seção do PQU Podcast, que denominamos “Leitura Crítica”. A ideia é apresentar-lhe artigos científicos chamando atenção para seus pontos fortes e fragilidades. Com isso em mente, achamos que seria justo e poderia ser interessante que descrevêssemos nosso método de leitura de um artigo científico. Seguramente não é o único, mas foi desenvolvido e apurado ao longo de décadas de muitas e muitas leituras e análises crítica de artigos científicos.

Episódio #60 – PQU Entrevista Antonio Waldo Zuardi

Antonio Waldo Zuardi é Professor Titular do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É pesquisador pioneiro na investigação do potencial terapêutico de derivados da Cannabis sativa. Tem mais de duzentos artigos científicos publicados e impressionantes cinco mil citações. Além dessa linha de pesquisa, trabalha também com escalas de avaliação em psiquiatria e avaliação de serviços de atenção à saúde mental. O professor Zuardi conversou conosco sobre esses e outros temas mais.

Episódio #58 – Depressão e exercício físico

O efeito do exercício físico na depressão tem sido objeto de pesquisa há décadas. Um bom número de pesquisadores e clínicos acredita que ele seja efetivo no tratamento da depressão, fato que ainda não foi resolvido pelas metanálises dos diversos ensaios clínicos controlados sobre o assunto. Neste episódio do PQU Podcast apresentamos duas delas, recentes e muito bem-feitas, cujos resultados são díspares.

Boas Festas!

Nós do PQU Podcast agradecemos sua companhia ao longo deste ano de 2018 e desejamos boas festas e um excelente Ano Novo. Voltamos a partir do dia 14 de janeiro com aulas inéditas! Aguarde e até lá!

Episódio #55 – O Ensaio Clínico

Neste episódio apresento algumas curiosidades históricas e informações básicas sobre o ensaio clínico. Um mínimo de conhecimento sobre o que é e para que serve um ensaio clínico, fonte mais confiável de informações válidas para a pesquisa e a prática clínica, é absolutamente necessário para que se possa ler, compreender e interpretar um artigo científico relacionado ao assunto.

Episódio #53 – Perspectivas da psiquiatria

Nesse episódio apresento e comento a segunda edição do livro “The perspectives of psychiatry”, de Paul McHugh e Phillip Slavney, professores da Johns Hopkins School of Medicine, de 1998. Sua proposta pluralista para a psiquiatria, inspirada na fenomenologia de Karl Jaspers, é considerada muito válida por conta do rigor metodológico com que trata as observações; de seu ecumenismo, desapegada de correntes ou partidos científicos; e do ceticismo necessário para se lidar com propostas simplistas para problemas complexos.

Episódio #52 – Desconstrução e reconstrução de esquema de polipsicofarmacoterapia

O que fazer quando diante de paciente em uso de esquema medicamentoso complexo, montado por outro colega, ou por mais de um, que veio se tratar consigo? Neste episódio do PQU Podcast conversaremos sobre como desconstruir e depois reconstruir esquema de polipsicofarmacoterapia. Como se faz isso? Basicamente, de duas maneiras, excludentes: do jeito certo ou do jeito errado. Apresentaremos um modo correto de fazê-lo. Não é seguramente o único, mas fundamentado em bom senso e raciocínio clínico estruturado.

Episódio #50 – PQU entrevista Marcelo Fleck

O Prof. Marcelo Pio de Almeida Fleck é psiquiatra, Professor Titular de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde graduou-se em Medicina e fez residência, mestrado e doutorado. Fez pós-doutorado na Universidade McGill, em Montreal, e é Coordenador do Grupo de Qualidade de Vida da OMS no Brasil. Suas principais linhas de pesquisa são diagnóstico e tratamento dos transtornos do humor e avaliação de qualidade de vida em pacientes com transtornos mentais.