Episódio #169 – Síndrome Pré-menstrual

Pode ter sido em um texto, em uma notícia do jornal, da TV, ou até em uma conversa de bar. É possível, provável até que você mesmo tenha uma história pra contar. Enfim: eu tenho certeza que você já ouviu falar, ou já falou algo, sobre a Síndrome Pré-Menstrual, a famosa “TPM”. Mas será que você, de fato, sabe reconhecê-la, entendê-la, tratá-la? Ficou na dúvida? Aproveita que no episódio 169 do PQU Podcast, a gente faz uma revisão sobre esse tema tão importante e tão presente no nosso dia a dia!

Episódio #164 – Lítio na prevenção de suicídio

Combater o suicídio é provavelmente o maior desafio, ou ao menos, o mais urgente de nossa especialidade. Estudos observacionais e ensaios clínicos sugerem que o lítio reduz o risco de suicídio em alguns pacientes. Existem até estudos ecológicos sugerindo menor mortalidade por suicídio em regiões em que há maior concentração de lítio na água consumida pela população! Resolvido, então? Lítio na caixa d’agua? Auto lá! No episódio 164 do PQU Podcast, vamos revisar as evidências disponíveis para fundamentar algumas opiniões.

Episódio #163 – Psicose em idosos

Em comparação com 50 anos atrás, a população idosa aumentou significativamente. Por essa razão, é importante estarmos capacitados para diagnosticar, tratar ou encaminhar quadros psicóticos em idosos. No episódio 163 do PQU Podcast, atendendo a pedidos, abordaremos o tema psicose em idosos, já que, neles, as possibilidades etiológicas, as manifestações e, consequentemente, o tratamento exigem cuidados especiais.

Episódio #158 – Mau uso de benzodiazepínicos e suas consequências

Imagine a seguinte situação: você recebe em consultório um paciente idoso que está usando clonazepam em dose alta há anos; o paciente fala que está bem, só um pouco esquecido, e que só precisa da receita azulzinha. E aí, o que você faz? Como abordar o paciente? Quais são os riscos do uso e quais as melhores estratégias para descontinuação dos benzodiazepínicos? Para te ajudar a sair dessa, tentarei responder essas perguntas no episódio 158 do PQU Podcast.

Episódio #154 – Síndrome de retirada de antidepressivos

A síndrome de retirada a antidepressivo é um tema que não deveria passar despercebido em nossos estudos e nossa prática clínica! Depois de quanto tempo da retirada da medicação ela pode aparecer? Como identifica-la e diagnostica-la? Qual a diferença entre a síndrome de retirada e uma recaída ou um novo episódio? Como trata-la? São muitos os questionamentos e recentes revisões sistemáticas têm mostrado que são mais prevalentes do que pensamos. No episódio 154 do PQU Podcast vou apresentar evidências e opiniões sobre a síndrome de retirada a antidepressivo, espero que você aproveite!

Episódio #148 – Manejo da disfunção sexual induzida por antidepressivos

Um efeito colateral bastante comum dos antidepressivos é a disfunção sexual. O manejo desse efeito colateral é complexo e tem várias particularidades. Convido você para uma conversa sobre o manejo da disfunção sexual induzida por antidepressivos, assunto por vezes negligenciado e que tem impacto significativo na adesão ao tratamento.

Episódio #147 – Tratamento farmacológico da esquizofrenia – Diretrizes atualizadas da BAP

No episódio 147 do PQU Podcast apresento e comento a atualização das diretrizes da British Association for Psychopharmacology para o tratamento farmacológico da esquizofrenia, publicadas em 2020. Esse documento é o resultado de esforço conjunto de peritos no assunto a quem foi solicitado não só que atualizassem as diretrizes anteriores, de 2011, enfatizando resultados de metanálises, de revisões sistemáticas e novos ensaios clínicos controlados, mas também que trouxessem as inovações em curso, os pontos-chave e orientações sobre em que medida os resultados das pesquisas e das sínteses de dados recentes podem ser assimilados na prática clínica.

Sou assumidamente um entusiasta da dieta cetogênica, mas, poderia ela ser um tratamento para transtornos psiquiátricos? Mais especificamente para depressão? Para responder estas perguntas, chamamos o especialista. E é por isto que o Fabiano Alves Gomes, psiquiatra e recém-assumido Professor Assistente da Queens University School of Medicine em Kingston no Canadá, comandará este episódio do PQU Podcast!

Episódio #145 – Encefalite anti-NMDA e psicose

A encefalite anti NMDA é uma condição que me intriga desde suas primeiras descrições, em 2007 e 2008. Apesar de rara, trata-se do diagnóstico mais comum entre as psicoses de origem autoimune e sua pronta identificação e tratamento pode significar a diferença entre a resposta terapêutica completa ou a instalação de um quadro clínico crônico e de difícil controle. Diante de um paciente, com sintomas psicóticos atípicos e indicativos de origem em uma condição médica geral ou neurológica, um dos diagnósticos diferenciais deve ser psicose autoimune e, mais especificamente, a encefalite anti NMDA.

Episódio #138: Antidepressivos e seus efeitos no peso

O uso de antidepressivo está realmente associado com ganho de peso? Se sim, quais classes ou quais antidepressivos apresentam maior risco? Quais mecanismos poderiam explicar este fenômeno? Neste meu primeiro episódio como Podcaster colaborador vou apresentar evidências que o auxiliarão na prescrição consciente de antidepressivos quanto ao risco de ganho de peso.