Episódio #280 – PQU Entrevista Dra. Célia Mantovani

E chegamos ao final da décima terceira temporada do PQU Podcast! Você que nos acompanha já sabe: a cada dez episódios uma entrevista. No episódio 280 quem nos conta como se deu sua carreira como psiquiatra, supervisora, pesquisadora é a Célia Mantovani. Ela dividiu conosco sua experiência como psiquiatra no Brasil e, mais recentemente, como professora e psicoterapeuta nos Estados Unidos, onde reside. Mais uma entrevista inspiradora para você, psiquiatra em formação!

Episódio #277 – Armadilhas da Prática Clínica – Parte I

No episódio 277 do PQU Podcast, falarei sobre situações desafiadoras que, embora aconteçam com frequência na prática clínica, não são abordadas em profundidade nas principais fontes de conhecimento da área. São elas: familiar que deseja conversar sem conhecimento ou anuência do paciente, o paciente que vem convencido de ser portador de determinado transtorno e o paciente que fala mal de outros profissionais e convida o psiquiatra a fazer o mesmo. Apesar de cada situação exigir olhar individualizado para o contexto, algumas reflexões e experiências podem ser úteis para sua prática clínica. Não perca!

Episódio #273 – Introdução à Psiquiatria Paliativa

O conceito mais recente de cuidado paliativo é amplo e não se destina somente a pacientes terminais. Ainda assim, a abordagem paliativa é pouco debatida ou considerada como possibilidade de cuidado pelos psiquiatras. No episódio 273 do PQU Podcast, trazemos essa questão à tona. Falamos do conceito de Psiquiatria Paliativa, suas possíveis indicações, controvérsias envolvendo o tema e desafios práticos de sua aplicação. Não perca!

Episódio #266 – Manejo farmacológico do transtorno afetivo bipolar no período perinatal

No episódio 266 do PQU Podcast convidamos você para caminhada no terreno pantanoso que é o manejo farmacológico do transtorno afetivo bipolar no período perinatal. Desafiador, sim. Impossível, não. Com evidência e estudo, é possível atravessá-lo minimizando os riscos. Discutiremos os princípios gerais para escolha do melhor esquema terapêutico, e também falaremos sobre as peculiaridades do uso dos principais estabilizadores do humor no período perinatal. Esse você não pode perder!

Episódio #264 – Manejo não farmacológico de casos de transtornos mentais graves no período perinatal

O manejo da paciente com transtorno mental grave costuma ser desafiador por si só. Quando a questão da maternidade vem à tona, o desafio aumenta. No episódio 264 do PQU Podcast, vou inaugurar uma discussão sobre o manejo perinatal de mulheres com transtorno mental. O foco será o manejo não medicamentoso de transtornos mentais graves, termo utilizado na literatura para se referir habitualmente ao transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. Falaremos sobre planejamento reprodutivo, acompanhamento e uso de medicações psicotrópicas, e as principais questões éticas envolvendo o tema. Não perca!

Episódio #256 – Uso de ISRS no puerpério

O transtorno depressivo perinatal é uma das condições psiquiátricas mais prevalentes no puerpério, podendo estar presente em até 15% das puérperas. Quando não tratado, pode trazer consequências negativas não só para a portadora, mas também para seus filhos e parceiros. Nesse sentido, diversos estudos apontam que o uso de antidepressivos no período puerperal podem ser úteis para o alcance da remissão sintomática. Porém, há pouca evidência acerca das consequências a longo prazo para mães e filhos do uso de antidepressivos no puerpério. Esse episódio do PQU Podcast irá apresentar os resultados de uma coorte realizada na Noruega, sobre as repercussões a curto, médio e longo prazo do uso de inibidores seletivos da recaptação de serotonina no período puerperal em mães e filhos. Não perca!

Episódio #250 – PQU Entrevista Luiz Alberto Hetem

Você que acompanha o PQU Podcast, em sua 12ª temporada, já conhece o entrevistado do episódio 250 – ou, pelo menos, conhece uma parte de seu trabalho, como podcaster. Maria Clara Faleiros e eu tivemos a honra de entrevistar o nosso querido Luiz Alberto Hetem, que compartilhou conosco a sua trajetória singular e inspiradora, desde sua formação até as mais variadas frentes de atuação profissional, como psiquiatra clínico, pesquisador e escritor. Nos acompanhe neste episódio especial e conheça mais sobre a história deste grande professor, que dedicou boa parte de sua carreira à formação de novos psiquiatras, e agora o faz através do PQU Podcast.

Episódio #246 – Depressão Perinatal em Homens: Mito ou Realidade?

Olá! No episódio 246 do PQU Podcast, abordaremos um tema a que você, caro ouvinte, pode nunca ter se atentado: a depressão perinatal paterna. É comum que quando se fala de gestação ou puerpério, o nosso raciocínio se volte exclusivamente para a díade mãe-bebê. Mas há aí um terceiro elemento, que não só pode adoecer, como seu adoecimento pode ter consequências muito negativas. Vamos falar sobre o pai? Não perca essa discussão que abordará teorias conceituais, fisiopatológicas e de abordagem da depressão perinatal paterna. Até lá.

Episódio #240 – PQU Entrevista – João Mazzoncini de Azevedo-Marques

E chegamos ao final da décima primeira temporada do PQU Podcast. Você que nos acompanha já sabe: a cada dez episódios, temos uma entrevista. No episódio 240 quem compartilha a sua trajetória na psiquiatria é João Mazzoncini de Azevedo-Marques, psiquiatra e docente do departamento de medicina social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, a USP. Nessa conversa, o professor João nos conta o caminho não linear que percorreu até chegar à docência, passando pela supervisão de alunos e médicos residentes no serviço de urgência psiquiátrica e até pela coordenação do programa de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. Tudo isso com a didática e clareza que lhe são características. Não perca!

Episódio #238 – Depressão Perinatal: rastreio, diagnóstico e fisiopatologia

A depressão perinatal acomete 10 a 20% das gestantes e puérperas, e quando não tratada, aumenta o risco de parto prematuro, baixo peso da criança ao nascer e pré-eclâmpsia. Pode também prejudicar a formação do vínculo mãe-bebê, afetar o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança a longo prazo e dificultar a amamentação. Além disso, aumenta o risco de suicídio materno, que é a segunda causa mais frequente de morte materna no ano seguinte após o parto. Mesmo sendo tão prevalente, o transtorno permanece sendo subdiagnosticado e, mesmo quando identificado, é comum não ser adequadamente tratado. No episódio 238 do PQU Podcast, trazemos esse tema que não pode passar batido em sua formação. Nele, discutimos rastreio, diagnóstico e fisiopatologia da depressão perinatal. Não deixe de escutar.