Episódio #266 – Manejo farmacológico do transtorno afetivo bipolar no período perinatal

No episódio 266 do PQU Podcast convidamos você para caminhada no terreno pantanoso que é o manejo farmacológico do transtorno afetivo bipolar no período perinatal. Desafiador, sim. Impossível, não. Com evidência e estudo, é possível atravessá-lo minimizando os riscos. Discutiremos os princípios gerais para escolha do melhor esquema terapêutico, e também falaremos sobre as peculiaridades do uso dos principais estabilizadores do humor no período perinatal. Esse você não pode perder!

Episódio #264 – Manejo não farmacológico de casos de transtornos mentais graves no período perinatal

O manejo da paciente com transtorno mental grave costuma ser desafiador por si só. Quando a questão da maternidade vem à tona, o desafio aumenta. No episódio 264 do PQU Podcast, vou inaugurar uma discussão sobre o manejo perinatal de mulheres com transtorno mental. O foco será o manejo não medicamentoso de transtornos mentais graves, termo utilizado na literatura para se referir habitualmente ao transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. Falaremos sobre planejamento reprodutivo, acompanhamento e uso de medicações psicotrópicas, e as principais questões éticas envolvendo o tema. Não perca!

Episódio #256 – Uso de ISRS no puerpério

O transtorno depressivo perinatal é uma das condições psiquiátricas mais prevalentes no puerpério, podendo estar presente em até 15% das puérperas. Quando não tratado, pode trazer consequências negativas não só para a portadora, mas também para seus filhos e parceiros. Nesse sentido, diversos estudos apontam que o uso de antidepressivos no período puerperal podem ser úteis para o alcance da remissão sintomática. Porém, há pouca evidência acerca das consequências a longo prazo para mães e filhos do uso de antidepressivos no puerpério. Esse episódio do PQU Podcast irá apresentar os resultados de uma coorte realizada na Noruega, sobre as repercussões a curto, médio e longo prazo do uso de inibidores seletivos da recaptação de serotonina no período puerperal em mães e filhos. Não perca!

Episódio #250 – PQU Entrevista Luiz Alberto Hetem

Você que acompanha o PQU Podcast, em sua 12ª temporada, já conhece o entrevistado do episódio 250 – ou, pelo menos, conhece uma parte de seu trabalho, como podcaster. Maria Clara Faleiros e eu tivemos a honra de entrevistar o nosso querido Luiz Alberto Hetem, que compartilhou conosco a sua trajetória singular e inspiradora, desde sua formação até as mais variadas frentes de atuação profissional, como psiquiatra clínico, pesquisador e escritor. Nos acompanhe neste episódio especial e conheça mais sobre a história deste grande professor, que dedicou boa parte de sua carreira à formação de novos psiquiatras, e agora o faz através do PQU Podcast.

Episódio #246 – Depressão Perinatal em Homens: Mito ou Realidade?

Olá! No episódio 246 do PQU Podcast, abordaremos um tema a que você, caro ouvinte, pode nunca ter se atentado: a depressão perinatal paterna. É comum que quando se fala de gestação ou puerpério, o nosso raciocínio se volte exclusivamente para a díade mãe-bebê. Mas há aí um terceiro elemento, que não só pode adoecer, como seu adoecimento pode ter consequências muito negativas. Vamos falar sobre o pai? Não perca essa discussão que abordará teorias conceituais, fisiopatológicas e de abordagem da depressão perinatal paterna. Até lá.

Episódio #240 – PQU Entrevista – João Mazzoncini de Azevedo-Marques

E chegamos ao final da décima primeira temporada do PQU Podcast. Você que nos acompanha já sabe: a cada dez episódios, temos uma entrevista. No episódio 240 quem compartilha a sua trajetória na psiquiatria é João Mazzoncini de Azevedo-Marques, psiquiatra e docente do departamento de medicina social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, a USP. Nessa conversa, o professor João nos conta o caminho não linear que percorreu até chegar à docência, passando pela supervisão de alunos e médicos residentes no serviço de urgência psiquiátrica e até pela coordenação do programa de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. Tudo isso com a didática e clareza que lhe são características. Não perca!

Episódio #238 – Depressão Perinatal: rastreio, diagnóstico e fisiopatologia

A depressão perinatal acomete 10 a 20% das gestantes e puérperas, e quando não tratada, aumenta o risco de parto prematuro, baixo peso da criança ao nascer e pré-eclâmpsia. Pode também prejudicar a formação do vínculo mãe-bebê, afetar o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança a longo prazo e dificultar a amamentação. Além disso, aumenta o risco de suicídio materno, que é a segunda causa mais frequente de morte materna no ano seguinte após o parto. Mesmo sendo tão prevalente, o transtorno permanece sendo subdiagnosticado e, mesmo quando identificado, é comum não ser adequadamente tratado. No episódio 238 do PQU Podcast, trazemos esse tema que não pode passar batido em sua formação. Nele, discutimos rastreio, diagnóstico e fisiopatologia da depressão perinatal. Não deixe de escutar.

Episódio #235 – Esquizofrenia Refratária: reconhecimento e manejo

A esquizofrenia é a principal representante do grupo dos transtornos psicóticos e cursa com sintomas que costumam ser muito debilitantes. O tratamento da esquizofrenia é desafiador por si só, mas quando falamos de esquizofrenia refratária, ou seja, 20 a 30% dos casos de esquizofrenia, o desafio é ainda maior. Você sabe reconhecer a esquizofrenia refratária? Sabe a forma e o momento de tratá-la? Vários levantamentos mostram que nós, psiquiatras, demoramos até cinco anos para prescrever o melhor tratamento para esquizofrenia refratária, o que pode piorar, e muito, seu prognóstico. No episódio 235 do PQU Podcast, eu e Maria Clara discutimos os conceitos de esquizofrenia refratária, seus fatores preditores e o manejo medicamentoso, com destaque para o momento e o modo ideal de fazer. Nos acompanhe!

Episódio #226 – O longo caminho do luto

Enquanto houver amor, haverá perda. Enquanto houver perda, haverá luto. Enquanto houver mães, pais, irmãs e irmãos, amantes e amigos, haverá luto. É a partir dessa ideia que se desenrola a história do conceito de luto, de luto patológico e diferenças para o transtorno depressivo maior até chegar ao que se denomina hoje transtorno de luto prolongado no DSM 5 – TR e na CID – 11. Essa história a gente conta para você no episódio 226 do PQU Podcast. Não deixe de conferir.

Episódio #217 – Brexanolona, um novo tratamento para a depressão pós-parto

A depressão pós-parto acomete entre 4 a 25% das puérperas. Traz prejuízos para o vínculo entre a mãe e seu filho, aumenta o risco de morte infantil e materna, e pode prejudicar o desenvolvimento infantil. Apesar do impacto negativo que tem, ainda é subdiagnosticada e subtratada. O uso de antidepressivos no período gestacional ou puerperal ainda é impregnado de estigmas e temores muitas vezes infundados. Nesse cenário um tanto desanimador, em 2019 o FDA aprovou nos Estados Unidos um novo tratamento para a depressão pós-parto: a brexanolona, um análogo da progesterona. É sobre ela que falaremos no episódio 217 do PQU Podcast. Nele, revisamos o mecanismo de ação, a eficácia, as interações medicamentosas e os riscos desse novo tratamento. Tudo, é claro, com evidência e opinião. Não deixe de conferir.