Episódio #260 – PQU Entrevista Luiz Augusto Rohde

E chegamos ao final da décima segunda temporada do PQU Podcast! Você que nos acompanha já sabe: a cada dez episódios uma entrevista. No episódio 260 quem nos conta como se deu sua carreira como psiquiatra, professor e pesquisador é o Luiz Augusto Rohde. Professor titular de psiquiatria da infância e adolescência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é de lá que o Rohde se lança em atividades diversas e empolgantes dentro e fora do Brasil. Com a clareza e objetividade que lhe são peculiares o Rohde nos contou sua trajetória prodigiosa, de muito talento e dedicação. Mais uma entrevista inspiradora para você, psiquiatra em formação!

Episódio #250 – PQU Entrevista Luiz Alberto Hetem

Você que acompanha o PQU Podcast, em sua 12ª temporada, já conhece o entrevistado do episódio 250 – ou, pelo menos, conhece uma parte de seu trabalho, como podcaster. Maria Clara Faleiros e eu tivemos a honra de entrevistar o nosso querido Luiz Alberto Hetem, que compartilhou conosco a sua trajetória singular e inspiradora, desde sua formação até as mais variadas frentes de atuação profissional, como psiquiatra clínico, pesquisador e escritor. Nos acompanhe neste episódio especial e conheça mais sobre a história deste grande professor, que dedicou boa parte de sua carreira à formação de novos psiquiatras, e agora o faz através do PQU Podcast.

Episódio #240 – PQU Entrevista – João Mazzoncini de Azevedo-Marques

E chegamos ao final da décima primeira temporada do PQU Podcast. Você que nos acompanha já sabe: a cada dez episódios, temos uma entrevista. No episódio 240 quem compartilha a sua trajetória na psiquiatria é João Mazzoncini de Azevedo-Marques, psiquiatra e docente do departamento de medicina social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, a USP. Nessa conversa, o professor João nos conta o caminho não linear que percorreu até chegar à docência, passando pela supervisão de alunos e médicos residentes no serviço de urgência psiquiátrica e até pela coordenação do programa de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. Tudo isso com a didática e clareza que lhe são características. Não perca!

Episódio #230 – PQU Entrevista Rosa Garcia

Caros e caras ouvintes do PQU Podcast, a cada 10 episódios, uma entrevista. No episódio 230 do nosso podcast, quem nos dá a honra de conversar conosco é a minha querida amiga Rosa Garcia, a primeira psiquiatra mulher do estado da Bahia, professora adjunta aposentada da Universidade Federal da Bahia, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e torcedora aguerrida do Esporte Clube Vitória, de Salvador. A conversa que tivemos com a Rosa foi agradável e verdadeiramente inspiradora. Não deixe de escutar.

Episódio #220 – PQU Entrevista Renata Azevedo

E chegamos ao final da décima temporada do PQU Podcast. Você que nos acompanha já sabe, a cada dez episódios uma entrevista. No episódio 220 quem nos conta como se deu sua trajetória como psiquiatra, é a Renata Azevedo, professora associada livre-docente do Departamento de Psiquiatria da UNICAMP, com especialização no Centre Social Marmottan, em Paris, e na Harvard Medical School, em Boston. Nesta conversa inspiradora, a Renata revela a paixão pelos estudos, a preocupação com os pacientes e a dedicação na formação de novos médicos e psiquiatras. Não perca, temos certeza de que você vai gostar!

Episódio #210 – PQU Entrevista Tatiana Moya

A cada 10 episódios, uma entrevista aqui no PQU Podcast. No episódio 210 quem nos deu a honra e o prazer de conversar conosco foi Tatiana Moya, médica formada pela Faculdade de Medicina da USP, com residência em psiquiatria no IPq e mestrado e doutorado também pela Faculdade de Medicina da USP. Ela é especialista em psiquiatria da infância e adolescência com ênfase em transtornos alimentares, e hoje trabalha exclusivamente em consultório privado no Rio de Janeiro. Não deixe de escutar essa conversa honesta e espontânea em que ela generosamente compartilha vivências pessoais e profissionais inspiradoras.

Episódio #199 – PQU entrevista André Russowsky Brunoni

André Russowsky Brunoni é o entrevistado do episódio 199 do PQU Podcast! Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com uma carreira meteórica, o André tem sido repetidamente citado como um dos maiores produtores de ciência do Brasil. Ele nos contou sua trajetória desde a faculdade até os dias de hoje, falou de tudo um pouco: conquistas, frustrações, parcerias, objetivos futuros e ainda deu dicas para o psiquiatra em formação. O Luiz Alberto e eu aprendemos muito com essa conversa. Você também vai gostar!

Episódio #190 – PQU entrevista Marco Antonio Bessa

A cada dez episódios, uma entrevista com psiquiatras cujas trajetórias podem ser inspiradoras para você, colega em formação! No episódio 190 do PQU Podcast, é a vez do meu bom amigo Marco Antonio Bessa, professor do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da Universidade Federal do Paraná e também Conselheiro do CRM do Paraná. Foi muito agradável e enriquecedora a conversa que tivemos. Achamos que você também vai apreciar. Atenção para as dicas de livros no final.

Episódio #180 – PQU entrevista Jair de Jesus Mari

Para coroar o final da oitava temporada do PQU Podcast, uma entrevista memorável. Jair de Jesus Mari nos contou que queria ser um pensador, e foi o que ele se tornou, além é claro de médico, psiquiatra, pesquisador e professor! A história de sua formação e de sua carreira acadêmica, assim como suas reflexões sobre saúde mental, psiquiatria, sociedade e a formação do jovem psiquiatra estão imperdíveis!

Episódio #170 – PQU entrevista Maurício Silva de Lima

O episódio 170 do PQU Podcast é uma entrevista com Maurício Silva de Lima, um psiquiatra de carreira singular. Formou-se médico e fez residência em Psiquiatria na Universidade Federal de Pelotas, onde também fez seu mestrado em epidemiologia. O doutorado ele fez na Universidade Federal de São Paulo e o pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria de Londres. Em 2003, já professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, foi convidado para trabalhar na Eli Lilly, depois na Roche e na Takeda, empresas farmacêuticas às quais agregou valor, competência e seriedade. Na conversa que tivemos, ele nos contou particularidades da sua trajetória que certamente serão inspiradoras para o psiquiatra em formação.