Episódio #248 – Eixo 4

No episódio 248 do PQU Podcast falamos sobre o Eixo IV do DSM-III – Problemas psicossociais e ambientais, no qual se deveria estimar a quanto estresse o paciente estava submetido. Ele continha dois itens: uma lista dos eventos estressantes que pudessem ter contribuído para o desenvolvimento ou exacerbação do episódio atual do transtorno e uma classificação do nível de estresse desses eventos sobre o indivíduo. Ambos foram expandidos e refinados no DSM-III-R e no DSM-IV. Hoje o eixo IV ficou na história, não mais faz parte da nova edição do DSM. Cremos que, com isso, algo se perdeu, mas esperamos que seja resgatado de alguma forma na sua prática clínica, pois levar em conta eventos de vida aumenta seu entendimento da situação do paciente. Não deixe de escutar.

Episódio #223 – Kane et al, 1988

John Kane e colaboradores publicaram em 1988, no Archives of General Psychiatry, um ensaio clínico que, ao resgatar a clozapina de longos anos de banimento das prescrições médicas, mudou substancialmente a maneira como tratamos pacientes com esquizofrenia, principalmente os casos mais graves e refratários. No episódio 223 do PQU Podcast, eu vou apresentar este artigo clássico e falar dos bastidores da elaboração dele. Vale a pena escutar!

Episódio #152 – Robins e Guze, 1970

Em meados do século passado um grupo de jovens psiquiatras reuniu-se no departamento de psiquiatria da Washington University em St. Louis, para tentar mudar a maneira como se conceituava e se fazia na prática clínica os diagnósticos psiquiátricos. Eli Robins e Samuel Guze publicaram em 1970 um artigo que apresentou pela primeira vez de maneira clara e sistematizada uma proposta de nosologia psiquiátrica baseada em evidências científicas. As ideias ali contidas influenciaram e influenciam até hoje a maneira como conceituamos o diagnóstico em psiquiatria, e o artigo tornou-se um clássico! É este o artigo que vou apresentar e comentar para você no episódio 152 do PQU Podcast.

Episódio #144 – Fundamentos do tratamento do paciente com transtorno bipolar

O episódio 144 do PQU Podcast baseia-se no capítulo 17 da magnífica 2ª edição do “Manic-Depressive Illness. Bipolar Disorders and Recurrent Depression”, de Frederick Goodwin e Kay Jamison, de 2007. Ele possui imenso conhecimento sobre a biologia e a psicofarmacologia e ela profunda compreensão clínica e psicológica dos transtornos discutidos na obra, primordialmente os quadros de transtorno bipolar e de depressão recorrente. Ao final, um bônus: alguns princípios gerais do manejo do paciente com doença maníaco-depressiva.

Episódio #143 – Tratamento Multimodal do TDAH

É com imensa satisfação que comunico uma novidade no episódio 143 do PQU Podcast. Foi o primeiro elaborado por um podcaster convidado. Diego Cavicchioli, psiquiatra e professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, nos faz apresentação comentada sobre o Estudo de tratamento multimodal de crianças com TDAH, o MTA, como é conhecido pela abreviação do nome em inglês, provavelmente o principal ensaio clínico realizado sobre o tratamento do TDAH em crianças. É um grande ensaio clínico multicêntrico iniciado em 1997, patrocinado pelo NIMH, do qual derivaram dezenas de trabalhos e artigos científicos sobre o tratamento do TDAH. Nesse episódio do PQU Podcast, Diego vai se ater à principal publicação desse estudo e suas repercussões, que não foram poucas. Imperdível!

Episódio #125 – A escala de Hamilton para depressão

Em 1960, Max Hamilton publicou, no inexpressivo Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry, artigo intitulado “Uma escala de avaliação para Depressão”. Esse foi o começo da saga que vou contar. A Escala de Hamilton para Depressão se transformou em padrão ouro para avaliação de resultados de tratamento até que, a partir dos anos 1990, perdeu a realeza. Além disso, nesse episódio do PQU Podcast comentarei algo sobre a contribuição dessa escala de avaliação para a mudança da visão que se tinha de depressão, de uma doença crônica, grave e de evolução lenta para um transtorno que poderia ser leve, caracterizado por episódios, tratável e até curável. Então, senta que lá vem história. E das boas.

Episódio #110 – Eventos de Vida e Depressão

Nesse episódio do PQU Podcast apresentarei o primeiro estudo controlado que demonstrou de modo conclusivo a importância de eventos de vida estressantes na gênese de quadros depressivos, realizado pelo psiquiatra britânico Eugene Paykel e colaboradores. Apresentarei também um estudo subsequente em que eles demonstraram a participação de eventos de vida em recaídas de depressão tratada. Em ambos foram incorporados avanços metodológicos que permitiram que se esclarecesse o vínculo causal entre eventos de vida e a gênese e a evolução de transtornos psiquiátricos, linha de pesquisa que contribuiu decisivamente para o que hoje se denomina epigenética.

Episódio #104 – On being sane in insane places – reloaded

No episódio número 37 do PQU Podcast apresentamos e discutimos um artigo clássico intitulado “On being sane in insane places”, e não pegamos leve nas críticas! Um livro recém lançado, “The great pretender”, não apenas confirma nossas desconfianças como desmascara uma das maiores fraudes da história da psiquiatria e psicologia.

Episódio #98 – Os 5 Rs do Transtorno Depressivo

Em 1991 Ellen Frank e colaboradores publicaram um artigo com uma proposta de definição e conceituação de termos utilizados na descrição do curso de um episódio depressivo. Resposta, remissão, recuperação, recaída e recorrência são os 5 Rs que influenciaram a clínica e a pesquisa do transtorno depressivo nas últimas 3 décadas.

Episódio #91 – Persuasão e Cura

A terceira edição do livro “Persuasion & Healing”: A comparative study of psychotherapy”, dos psiquiatras norte-americanos Jerome Frank e Julia Frank, publicada em 1991, é um clássico que deve ser lido por todo psiquiatra, principalmente pelos que estão em formação. Ele fornece uma visão abrangente e organizadora sobre psicoterapia em geral e identifica e descreve os componentes comuns a todas as formas de psicoterapia, independentemente de seu arcabouço teórico.