Episódio #159 – Assistência digital em psiquiatria: Novas ferramentas

Autor:
Algumas mudanças, já em curso em nossa sociedade, foram aceleradas pelos impactos da pandemia da Covid-19 e todos tiveram que se adaptar rapidamente a novas ferramentas do mundo digital. Para nós, médicos psiquiatras, não foi diferente. Quem de nós não precisou aprender em pouco tempo a fazer uma teleconsulta, uma receita digital, um telemonitoramento? Mas, quais as possibilidades existentes? São elas eficazes e confiáveis? Quais suas potencialidades e limitações? No episódio #159 do PQU Podcast vou apresentar uma evolução histórica do desenvolvimento da assistência digital em psiquiatria e estudos recentes que apontam o futuro destas tecnologias. Espero que você aproveite!

Episódio #155 – Como revisamos um caso clínico

Infelizmente acontece de encontrarmos dificuldades no tratamento de um paciente e percebermos a esperança dele se esvaindo e seu engajamento agonizando. Se quisesse vida fácil deveria ter escolhido ser físico de partículas subatômicas, ou extrair diamantes em Serra Leoa, e não psiquiatria; né? Nessas ocasiões é fundamental realizar a revisão do caso. No episódio 155 do PQU Podcast vou descrever como a fazemos em busca de melhores resultados terapêuticos com nossos pacientes.

Episódio #142 – A comunicação médico-paciente entre consultas

Ao finalizar a primeira consulta com um paciente, oferecemos o telefone do consultório e o celular para que o paciente entre em contato caso seja necessário. Achamos importante deixar um canal aberto com o paciente entre as consultas para uma eventualidade qualquer. Sabemos, no entanto, que, além dos benefícios, isso pode causar problemas. Tem ideia de quais são e de como manejá-los? E como lidar com a sobrecarga que isso representa para o médico que se dispõe a atender telefonemas e responder mensagens de seus pacientes no dia a dia? São estas as questões que vamos responder neste episódio do PQU Podcast.

Episódio 141 – O paciente que já chega medicado

Certamente você já recebeu para primeiro atendimento, como caso novo, um paciente já avaliado por outros colegas, cujo tratamento não surtiu o efeito desejado, mas que ainda vem sendo utilizado. E aí surge a questão: o que fazer quanto ao esquema medicamentoso que o paciente está tomando? É o que responderemos nesse episódio do PQU Podcast.

Episódio #133 – Questões Contábeis

Faculdade e residência ou especialização terminadas, CRM em mãos e muita vontade de trabalhar. Quais os primeiros passos, contábeis e burocráticos, que o jovem psiquiatra deve cumprir antes de colocar seu consultório para funcionar? Partindo do princípio de que você é como nós, tem dúvidas sobre como fazer a contabilidade do consultório e qual a melhor maneira de se enquadrar no sistema de tributação da receita federal, elaboramos esse episódio do PQU Podcast.

A pandemia pelo COVID 19 ainda não terminou e não sabemos quando isto vai acontecer. Neste episódio discutimos os motivos que nos levaram a reabrir nosso consultório e reestabelecer, ao menos parcialmente, atendimentos presenciais, e também as estratégias que utilizamos para fazer isto da maneira mais segura possível.

Episódio #88 – O Prontuário Psiquiátrico

Nesse episódio do PQU Podcast abordamos aspectos práticos, legais e éticos do prontuário psiquiátrico, documento elaborado pelo psiquiatra e ferramenta fundamental para seu bom trabalho. Nele devem constar, de forma organizada, objetiva e concisa, todos os dados relativos ao paciente. O prontuário psiquiátrico é propriedade compartilhada do médico e do paciente, que pode ter acesso a ele e solicitar uma cópia a qualquer momento.

Episódio #61 – Quem prescreve não compra, quem compra não prescreve

PQU Podcast inicia sua terceira temporada! Neste episódio respondemos a um pedido de um ouvinte, o Eder, um psiquiatra em formação, e descrevemos a maneira como nós gerenciamos a nossa relação com a indústria farmacêutica. Não pretendemos nem poderíamos criar um manual de condutas, mas sim discutir um tema pouco abordado no treinamento formal de um psiquiatra, e muito importante no seu dia a dia.