Episódio #177 – Como identificar ensaios clínicos problemáticos

As revisões sistemáticas fornecem olhar crítico de alta qualidade das evidências sobre determinada intervenção, mas a qualidade desta síntese dependerá da confiabilidade dos estudos disponíveis. No episódio 177 do PQU Podcast, descrevemos um checklist para identificação de ensaios clínicos problemáticos, que reforça, expande e complementa o nosso próprio método de leitura de artigo científico. Além disso, apresentamos dados preocupantes sobre a frequência crescente de publicações com problemas que invalidam os resultados descritos. Não perca. Mastigadinho assim, só aqui no PQU Podcast!

Episódio #149 – Randomização, desfechos e outros aspectos importantes de um ensaio clínico

No episódio 149 do PQU Podcast apresento e comento um ensaio clínico sobre a eficácia da quetiapina de liberação estendida na depressão bipolar. O foco, no entanto, não é no tratamento desta desafiadora condição clínica, mas em questões metodológicas - objetivos, randomização, critérios de inclusão e exclusão, escolha de desfechos clínicos, poder estatístico de um ensaio - e no impacto delas na aplicabilidade dos resultados científicos na prática clínica.

Episódio #127 – Farmacogenética e Tratamento de Depressão

Um artigo me chamou atenção quando lia uma revisão sistemática com metanálise sobre a utilidade da testagem farmacogenética na obtenção de remissão de depressão com tratamento farmacológico. É ele que será destrinchado nesse episódio do PQU Podcast, aliás, um típico representante do estilo pague um e leve dois. Ou melhor, escute a leitura crítica de um artigo e leve, de lambuja, a de outro. Além disso, escutando nesse episódio você receberá mais uma dose do nosso esquema de imunização contra tapeações travestidas de ciência de ponta.

Episódio #112 – Traumatismo craniano em pacientes com Alzheimer tomando antipsicóticos

Neste episódio do PQU Podcast faço leitura crítica de estudo publicado em março/2020, na Journal of the American Geriatrics Society, intitulado “O risco de ferimentos na cabeça associado com uso de antipsicóticos em pessoas com Doença de Alzheimer”. Ele, à primeira vista, me pareceu muito bem feito. Vamos checar juntos.

Episódio #92 – Alertas para uma leitura crítica

Neste episódio do PQU Podcast um alerta: não acredite em tudo o que você lê como ciência, seja crítico! Os problemas na ciência atual vão da escolha da metodologia a ser aplicada, passam pela análise estatística empregada e chegam ao uso de estratégias retóricas para inflar resultados. Parafraseando Churchil, a ciência é a pior forma de produção de conhecimento, com exceção de todas as demais!

Episódio #84 – Fake News na Ciência

As fake news chegaram à ciência? É claro! Não fica esperto não que logo logo você virou uma tiazinha do WhatsApp e tá acreditando em qualquer artigo, só por que é “científico”! Brincadeiras a parte, neste episódio vou discutir um estudo que mostra que a leitura de um artigo científico deve sempre ser crítica! Aproveitem!

Episódio #65 – Sorria! Você está em Tratamento para Depressão!

Toxina Botulínica para tratamento de depressão?! Este é um tópico que há muito tempo me intriga. No episódio de hoje farei uma leitura crítica de um ensaio clínico que testou o uso de toxina botulínica A em região glabelar para, ao diminuir a expressão facial de emoções negativas, auxiliar no tratamento de pacientes depressivos. O objetivo deste episódio não é a aplicação prática dos resultados, mas sim a discussão dos problemas e qualidades do estudo! Sorria!

Episódio #62 – Como ler um artigo científico

Inauguramos com esse episódio uma nova seção do PQU Podcast, que denominamos “Leitura Crítica”. A ideia é apresentar-lhe artigos científicos chamando atenção para seus pontos fortes e fragilidades. Com isso em mente, achamos que seria justo e poderia ser interessante que descrevêssemos nosso método de leitura de um artigo científico. Seguramente não é o único, mas foi desenvolvido e apurado ao longo de décadas de muitas e muitas leituras e análises crítica de artigos científicos.