No episódio 326 do PQU Podcast, apresentamos e discutimos 9 tópicos relevantes acerca do TDAH em indivíduos do sexo feminino. Embora o tema ainda desperte mais perguntas do que respostas, já existem informações relevantes acerca de peculiaridades do TDAH nessa população que podem contribuir para a prática psiquiátrica. Não perca!
Apesar de com frequência ouvirmos que o uso de antidepressivos não muda o funcionamento normal do indivíduo, não altera sua essência, alguns pacientes parecem desafiar esta lógica e queixam-se de um estranhamento na maneira como sentem suas emoções, como se estivessem abafadas. Isto nos intriga, e no episódio de hoje vou apresentar a nossa investigação deste fenômeno, ainda pouco estudado, mas sempre presente na prática clínica. Espero que você aproveite!
No episódio 318 do PQU Podcast apresentamos um tema de grande relevância na prática clínica e que exige sua atenção: o uso crescente dos análogos de GLP-1. Com a obesidade afetando quase um terço da população adulta brasileira, você certamente receberá, ou já recebe, pacientes em uso dessas medicações. Eles foram revolucionários no tratamento da obesidade e diabetes. Além disso, estão sendo cada vez mais utilizados também por pessoas interessadas em emagrecer por questões estéticas. É imperativo compreender a complexa interação entre os aspectos da saúde mental e metabólica, a atuação desses fármacos a nível central, e seus possíveis efeitos adversos psiquiátricos. Para se inteirar sobre esses e outros tópicos mais relacionados ao tema preparamos essa revisão atualizada, como só nós sabemos fazer. Aproveite!
No episódio 315 do PQU Podcast, discuto a parte do CANMAT publicado em fevereiro de 2025 e que fala sobre o manejo de transtornos de humor e de ansiedade no período perinatal. A iniciativa de elaborar uma diretriz específica para os transtornos mentais que ocorrem durante a gestação ou no período puerperal confirma que a abordagem terapêutica nesses casos demanda cuidado específico e olhar atento. Neste episódio, discuto de forma pormenorizada as recomendações do manejo farmacológico. Não perca!
No episódio 314 do PQU Podcast, discuto parte do CANMAT publicado em fevereiro de 2025 e que discute o manejo de transtornos de humor e de ansiedade no período perinatal. A iniciativa de elaborar uma diretriz específica para o transtorno mental que ocorre durante a gestação ou no período puerperal confirma o que nós, do PQU PODCAST, já falamos diversas vezes: a abordagem terapêutica nesses casos demanda cuidado específico e olhar atento para questões características do período. Esse você não pode perder!
No episódio 296 do PQU Podcast o conteúdo e a apresentação ficaram por conta de um convidado muito especial: Diego Cavicchioli, do Departamento de Psiquiatria da UEL. Ele destrincha o tema transtornos de ansiedade na infância e adolescência. Mais especificamente, apresenta e comenta duas das principais diretrizes sobre o assunto: a de parâmetros práticos para diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com transtornos de ansiedade, da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência, publicada em 2020, e a de prática baseada em evidências para ansiedade em crianças e jovens, de um grupo de professores e pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, publicada em 2024. Esse você não pode deixar de ouvir. Está muito bom!

No episódio 287 do PQU Podcast, volto para falar sobre evidências que buscam elucidar uma dúvida antiga: seria a depressão puerperal um transtorno distinto do transtorno depressivo maior que se inicia em outros períodos da vida da mulher? Discutiremos semelhanças e diferenças com relação a epidemiologia, sintomatologia, etiologia e tratamento nesses dois contextos. Não perca!

 

Já discutimos em outros episódios do PQU Podcast os ensaios clínicos que embasam a prescrição de atividade física e esportiva como medida adjuvante no tratamento de pacientes com depressão, mas qual seria o mecanismo de ação do exercício físico no funcionamento mental? Além de desvendar mecanismos fascinantes, a resposta para esta pergunta pode nos ajudar a personalizar o uso desta intervenção clínica para cada paciente, com suas particularidades, e também a persuadir um paciente deprimido, apático, sem motivação, a engajar-se em uma tarefa tão dispendiosa quanto a atividade física regular.

Bem-vindo à 14ª temporada do PQU Podcast. Muito recentemente, em maio último, foi publicada no Canadian Journal of Psychiatry a atualização das diretrizes do CANMAT – a Rede canadense para tratamentos de (transtornos de) humor e de ansiedade. Nesse episódio, o 281, vamos apresentar e comentar alguns aspectos dessas diretrizes, a título de aperitivo para a leitura do texto completo, que é muito bem escrito, agradável de ler, contém tabelas que sumarizam bem o que foi descrito de modo mais detalhado no texto e esquemas didáticos bastante úteis. Não deixe de escutar. E não deixe de ler o artigo. Você não vai se arrepender.

A depressão, nas suas diversas apresentações, afeta a qualidade de vida das pessoas muito mais do que se pensa. A boa notícia é que é um transtorno mental tratável, sendo que as abordagens terapêuticas mais conhecidas – e comprovadamente eficazes – são farmacoterapia e psicoterapia. No episódio 275 do PQU Podcast, falaremos do impacto positivo da musicoterapia associada ao tratamento antidepressivo convencional fundamentado por evidências. Vale a pena ouvir. E escute também, entremeadas na minha fala, as músicas que nós aqui consideramos terapêuticas para nós. Bom proveito.
1 2 3 7 8 9