Episódio #153 – Cinco razões para se estudar psicopatologia

Nesse episódio do PQU Podcast, o 153, defino psicopatologia e apresento cinco razões pelas quais um psiquiatra precisa estudar essa disciplina de maneira sistemática e continuada. Justifico-as com o auxílio de professores renomados na área. Por fim, enfatizo o quanto a psiquiatria necessita da psicopatologia e, por extensão, que nós, psiquiatras, também. Depois de ouvir me diga se fui convincente.

Episódio #152 – Robins e Guze, 1970

Em meados do século passado um grupo de jovens psiquiatras reuniu-se no departamento de psiquiatria da Washington University em St. Louis, para tentar mudar a maneira como se conceituava e se fazia na prática clínica os diagnósticos psiquiátricos. Eli Robins e Samuel Guze publicaram em 1970 um artigo que apresentou pela primeira vez de maneira clara e sistematizada uma proposta de nosologia psiquiátrica baseada em evidências científicas. As ideias ali contidas influenciaram e influenciam até hoje a maneira como conceituamos o diagnóstico em psiquiatria, e o artigo tornou-se um clássico! É este o artigo que vou apresentar e comentar para você no episódio 152 do PQU Podcast.

Episódio #151 – Biografia dos transtornos de ansiedade

Desde os primórdios, dos tempos mais remotos de que temos notícia, reconhece-se a existência de ansiedade como emoção normal e necessária, de casos em que ela está ausente e daqueles em que ela é claramente excessiva. No episódio 151 do PQU Podcast vou lhes narrar como se deu a variação das fronteiras entre esses estados e de seu entendimento com o passar do tempo e a evolução da cultura ocidental.

Episódio #150 – PQU entrevista Rodrigo Bressan

No episódio 150 do PQU Podcast o Vinícius e eu entrevistamos o Prof. Rodrigo Bressan, psiquiatra, neurocientista, Livre-Docente da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e do King’s College London. É fundador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LiNC), da Unifesp e membro do Conselho do PROESQ, que ele coordenou de 2004 a 2014. É também autor e organizador de diversos livros sobre esquizofrenia, dentre eles, “Entre a razão e a ilusão – desmistificando a esquizofrenia”, “Tratamento Multidisciplinar da Esquizofrenia” e “Casos de Superação em Esquizofrenia”. A conversa foi bastante agradável. Temos certeza de que você vai gostar. É inspiradora.

Episódio #149 – Randomização, desfechos e outros aspectos importantes de um ensaio clínico

No episódio 149 do PQU Podcast apresento e comento um ensaio clínico sobre a eficácia da quetiapina de liberação estendida na depressão bipolar. O foco, no entanto, não é no tratamento desta desafiadora condição clínica, mas em questões metodológicas - objetivos, randomização, critérios de inclusão e exclusão, escolha de desfechos clínicos, poder estatístico de um ensaio - e no impacto delas na aplicabilidade dos resultados científicos na prática clínica.

Episódio #148 – Manejo da disfunção sexual induzida por antidepressivos

Um efeito colateral bastante comum dos antidepressivos é a disfunção sexual. O manejo desse efeito colateral é complexo e tem várias particularidades. Convido você para uma conversa sobre o manejo da disfunção sexual induzida por antidepressivos, assunto por vezes negligenciado e que tem impacto significativo na adesão ao tratamento.

Episódio #147 – Tratamento farmacológico da esquizofrenia – Diretrizes atualizadas da BAP

No episódio 147 do PQU Podcast apresento e comento a atualização das diretrizes da British Association for Psychopharmacology para o tratamento farmacológico da esquizofrenia, publicadas em 2020. Esse documento é o resultado de esforço conjunto de peritos no assunto a quem foi solicitado não só que atualizassem as diretrizes anteriores, de 2011, enfatizando resultados de metanálises, de revisões sistemáticas e novos ensaios clínicos controlados, mas também que trouxessem as inovações em curso, os pontos-chave e orientações sobre em que medida os resultados das pesquisas e das sínteses de dados recentes podem ser assimilados na prática clínica.

Sou assumidamente um entusiasta da dieta cetogênica, mas, poderia ela ser um tratamento para transtornos psiquiátricos? Mais especificamente para depressão? Para responder estas perguntas, chamamos o especialista. E é por isto que o Fabiano Alves Gomes, psiquiatra e recém-assumido Professor Assistente da Queens University School of Medicine em Kingston no Canadá, comandará este episódio do PQU Podcast!

Episódio #145 – Encefalite anti-NMDA e psicose

A encefalite anti NMDA é uma condição que me intriga desde suas primeiras descrições, em 2007 e 2008. Apesar de rara, trata-se do diagnóstico mais comum entre as psicoses de origem autoimune e sua pronta identificação e tratamento pode significar a diferença entre a resposta terapêutica completa ou a instalação de um quadro clínico crônico e de difícil controle. Diante de um paciente, com sintomas psicóticos atípicos e indicativos de origem em uma condição médica geral ou neurológica, um dos diagnósticos diferenciais deve ser psicose autoimune e, mais especificamente, a encefalite anti NMDA.

Episódio #144 – Fundamentos do tratamento do paciente com transtorno bipolar

O episódio 144 do PQU Podcast baseia-se no capítulo 17 da magnífica 2ª edição do “Manic-Depressive Illness. Bipolar Disorders and Recurrent Depression”, de Frederick Goodwin e Kay Jamison, de 2007. Ele possui imenso conhecimento sobre a biologia e a psicofarmacologia e ela profunda compreensão clínica e psicológica dos transtornos discutidos na obra, primordialmente os quadros de transtorno bipolar e de depressão recorrente. Ao final, um bônus: alguns princípios gerais do manejo do paciente com doença maníaco-depressiva.