Episódio #195 – Violência sexual: avaliação e encaminhamento terapêutico

No meu 1º episódio como colaborador do PQU Podcast, converso com o Vinicius sobre o impacto da violência sexual na saúde mental e na função sexual da mulher. Apresentamos as definições das diferentes formas de violência sexual, sua epidemiologia, repercussões clínicas e o papel do psiquiatra no atendimento às vítimas de violência sexual. Para você, psiquiatra em formação, trata-se de um tema extremamente relevante, a associação entre o histórico de violência sexual e diversas síndromes psicopatológicas é frequentemente observada na clínica, e sua abordagem, muitas vezes considerada desafiadora, pode ser decisiva para o estabelecimento do vínculo e do melhor encaminhamento terapêutico. Por isso, compartilhamos técnicas de entrevista que julgamos serem úteis em sua prática clínica – confira!

Episódio #194 – Trilogia da leitura crítica – capítulo 2, STROBE

No capítulo 2 da trilogia da leitura crítica, apresento e comento o STROBE, sigla em inglês da iniciativa internacional “Aprimorando a Apresentação de Resultados de Estudos Observacionais em Epidemiologia”, que visa melhorar a maneira como autores de estudos observacionais apresentam seus achados. Vai por mim, ele pode ser de grande valia para você aprimorar suas habilidades de leitura crítica de artigos científicos em busca das tão desejadas evidências úteis na prática clínica.

Episódio #193 – Psicanálise para o psiquiatra em formação

No episódio 193 do PQU Podcast, temos o prazer de receber a podcaster convidada Simone Bianchi Sanches, psicóloga com mestrado e doutorado pela USP de Ribeirão Preto, doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona e psicanalista em formação na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. De maneira didática e honesta, Simone nos falou sobre história e futuro da psicanálise, sobre conceitos teóricos, técnica e o aprendizado guiado pela experiência como analisanda. Você, psiquiatra em formação, vai gostar!

Episódio #192 – TDAH em adultos

De vez em quando um ouvinte sugere algum tema. O episódio 192 do PQU Podcast é daqueles feitos sob demanda. O TDAH em adultos é a continuação do que existia na infância, provavelmente relacionado à alteração no neurodesenvolvimento, ou há casos de TDAH que se iniciam na vida adulta? Foi sobre esta questão que nos debruçamos. A revisão da literatura nos forneceu elementos que auxiliarão na correta identificação e no manejo mais adequado de TDAH em adultos. Vale a pena conferir.

Episódio #191 – Terapia analítico-comportamental

O episódio 191 do PQU Podcast foi feito pela podcaster convidada Fabiana Guerrelhas, terapeuta analítico-comportamental, psicóloga formada pela PUC-São Paulo, mestre em Psicologia pela USP-SP, colaboradora do INBIO (Instituto de Neuropsicologia e Biofeedback), em Ribeirão Preto, e colunista do portal de notícias ACidadeON. Tem 26 anos de experiência em atendimento clínico, psicologia hospitalar, supervisão e ensino de análise do comportamento e de terapia comportamental. Com o brilhantismo que lhe é peculiar, ela nos fala sobre a história, o desenvolvimento e a prática da terapia analítico- comportamental de modo didático e acessível ao psiquiatra em formação. Vale conferir.

Episódio #190 – PQU entrevista Marco Antonio Bessa

A cada dez episódios, uma entrevista com psiquiatras cujas trajetórias podem ser inspiradoras para você, colega em formação! No episódio 190 do PQU Podcast, é a vez do meu bom amigo Marco Antonio Bessa, professor do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da Universidade Federal do Paraná e também Conselheiro do CRM do Paraná. Foi muito agradável e enriquecedora a conversa que tivemos. Achamos que você também vai apreciar. Atenção para as dicas de livros no final.

Episódio #189 – Trilogia da leitura crítica – cap. 1 – CONSORT

Inauguro, no episódio 189 do PQU Podcast, a trilogia da leitura crítica de artigos científicos. Vamos apresentar guidelines desenvolvidos para orientar pesquisadores a como registrar e publicar adequadamente ensaios clínicos, estudos observacionais e revisões sistemáticas. Você verá que eles também auxiliam – e muito - na leitura crítica da literatura científica. No capítulo 1 desta trilogia, descrevemos o CONSORT, guideline para registro e publicação de ensaios clínicos e destrinchamos em seus itens os vários pontos que devem ser objeto de atenção, quando se pretende ler criticamente um ensaio clínico. Aproveite!

Episódio #188 – O paciente precisa de que?

No episódio 188 do PQU Podcast vamos apresentar uma síntese da teoria das necessidades humanas, proposta pelo psicólogo americano Abraham Maslow e publicada originalmente em 1943. Ela deu origem ao que ficou conhecido como a pirâmide de necessidades do ser humano. Vamos utilizá-la como referência para subsidiar nossa argumentação de que o paciente também chega para a consulta com demandas, que podem ser hierarquizadas e que, dificilmente, se atingirá pleno sucesso terapêutico se as mais básicas não forem atendidas. Quer ampliar a visão que tem do paciente? Vale a pena se familiarizar com essas ideias.

Episódio #187 – Intervenção Precoce em Psiquiatria

No episódio #187 do PQU Podcast temos o prazer de receber novamente o psiquiatra Gabriel Elias, grande conhecedor de intervenção precoce em psiquiatria uma vez que é coordenador do Ambulatório de Primeiro Episódio Psicótico, além de supervisor da Complementação Especializada em Cuidados Agudos e Intervenção Precoce em Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto. A estruturação de serviços com esta finalidade surgiu nos anos 1980 e 1990, inicialmente na Austrália. Nos países em desenvolvimento, o nosso entre eles, ainda são poucos os serviços para atendimento dessa população. Vale a pena escutar para ampliar seus conhecimentos.

Episódio #186 – Metilfenidato

Já se vão mais de 70 anos desde que o metilfenidato foi sintetizado pelo cientista Leandro Panizzon e, surpreendentemente, continua sendo uma medicação extremamente útil na clínica e detentora de um mercado de mais de um bilhão de dólares ao ano! No episódio 186 do PQU Podcast, apresento para você o nosso fichário de psicofármacos do metilfenidato: farmacocinética, farmacodinâmica, aplicação clínica e ainda algumas curiosidades sobre este medicamento, que fez parte da história da psiquiatria e da neurociência.