Episódio #291 – Precisamos conversar sobre o jogo

A rápida expansão das bets e cassinos online no Brasil traz consigo a possibilidade de escalada de problemas de saúde mental, particularmente o Transtorno de Jogo, com suas graves consequências sociais, ocupacionais, financeiras e familiares. No episódio 291 do PQU Podcast, fazemos o convite a você, psiquiatra em formação, para incorporar na sua prática a triagem do comportamento de jogo, e trazemos recomendações de quando e como realizá-la.

Episódio #290 – PQU Entrevista Marcos Hortes Nisihara Chagas

A cada dez episódios, uma entrevista no PQU Podcast. No episódio 290, Maria Clara e eu entrevistamos o psiquiatra, pesquisador e professor Marcos Hortes Nisihara Chagas. O Marcos dividiu conosco algumas histórias, felicidades e percalços de sua rica trajetória na psiquiatria clínica, na pesquisa, na gestão e na docência. Foi inspirador para nós, e tenho certeza que também será para você, psiquiatra em formação. Não perca!

Episódio #289 – Em primeira pessoa (parte 1)

No episódio 289 do PQU Podcast, especialíssimo, conversei com Walter Farias, ex-funcionário que se tornou paciente do extinto Juquery, e com Daniel Navarro Sonim, jornalista e escritor. Eles dois, a quatro mãos, escreveram “O Capa-Branca”, livro que narra a trajetória de Walter Farias, atendente de enfermagem que acabou sendo internado no Hospital psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha, em 1979. Além do relato em primeira pessoa do Walter Farias sobre um período triste da psiquiatria, que não deve ser esquecido, na conversa surgiu naturalmente meu relato em primeira pessoa dos anos em que fiz minha especialização no Santa Teresa, Hospital Psiquiátrico Estadual em Ribeirão Preto, no fim dos anos 1980. Esse você não pode perder!

Episódio #288 – O entrevistador diligente – Avaliação de risco de violência em massa.

Episódios de violência em massa são ocorrências brutais, cuja frequência, infelizmente, parece estar aumentando nos dias de hoje. A probabilidade de você, psiquiatra em formação, vir a entrevistar um paciente com risco de cometer um ato de violência em massa não é grande, mas não é desprezível! No episódio 288 do PQU Podcast apresentamos estratégias derivadas do que se sabe sobre o assunto que possam auxiliá-lo nessa tarefa delicada no decorrer de uma entrevista psiquiátrica. Aproveite!

Episódio #287 – Depressão Pós-Parto e Depressão Maior – Semelhanças e Diferenças

No episódio 287 do PQU Podcast, volto para falar sobre evidências que buscam elucidar uma dúvida antiga: seria a depressão puerperal um transtorno distinto do transtorno depressivo maior que se inicia em outros períodos da vida da mulher? Discutiremos semelhanças e diferenças com relação a epidemiologia, sintomatologia, etiologia e tratamento nesses dois contextos. Não perca!

Episódio #286 – Yes, nós temos bananas

 

No episódio 286 do PQU Podcast defendemos ardorosamente o arsenal terapêutico de que dispomos para o tratamento dos transtornos mentais e chamamos atenção para os riscos de se embarcar em modismos que são propagados como se o que tivéssemos fosse ruim e precisássemos de algo melhor. Hoje em dia, esse algo melhor é representado pelo canabidiol, pela psilocibina e pelo MDMA. O problema de se gastar tempo, nosso bem mais precioso, aprendendo a manejar essas substâncias como se fossem a salvação dos pacientes é que ao fazê-lo se sacrifica o aprendizado do que realmente funciona. E quem levará a pior? Eles, os pacientes, sempre eles. Esse você não pode perder!

 

Episódio # 285 – Mecanismo antidepressivo da atividade física

 

Já discutimos em outros episódios do PQU Podcast os ensaios clínicos que embasam a prescrição de atividade física e esportiva como medida adjuvante no tratamento de pacientes com depressão, mas qual seria o mecanismo de ação do exercício físico no funcionamento mental? Além de desvendar mecanismos fascinantes, a resposta para esta pergunta pode nos ajudar a personalizar o uso desta intervenção clínica para cada paciente, com suas particularidades, e também a persuadir um paciente deprimido, apático, sem motivação, a engajar-se em uma tarefa tão dispendiosa quanto a atividade física regular.

 

Episódio #284 – Como (e não o que) prescrever: aspectos não farmacológicos da Psicofarmacologia – Parte II

É um prazer tê-lo conosco, caro colega, em mais um episódio do PQU Podcast, episódio de número 284 da 14ª temporada. Damos sequência ao estudo dos aspectos não farmacológicos da psicofarmacologia, desta vez com foco nas características do paciente que interferem no resultado do tratamento. Apresentamos fenômenos intrapsíquicos e interpessoais que, se desconhecidos pelo psiquiatra, podem se converter em causas de resistência e até refratariedade ao tratamento farmacológico. Não perca!

Episódio #283 – Armadilhas da Prática Clínica – Parte II

No episódio 283 do PQU Podcast, volto para falar sobre outras situações desafiadoras frequentes da prática clínica, e cuja condução não costuma ser abordada de forma prática ou direcionada nas principais fontes de conhecimento da área. Discutiremos o atendimento de paciente que tenta ultrapassar a fronteira da relação profissional, aspectos práticos do atendimento de parentes de pacientes e abordagem de paciente que recusa tratamento medicamentoso a longo prazo a despeito do elevado risco de recaída. Apesar de cada situação exigir olhar individualizado, algumas reflexões e experiências podem ser úteis para sua prática clínica. Não perca!

Episódio #282 – Pecados a serem evitados na prática psiquiátrica

 

No episódio 282 do PQU Podcast apresentamos os sete pecados da Medicina como descritos pelo famoso endocrinologista e hematologista britânico, Richard Asher, no final da década de 1950. Além de médico, ele foi também professor preocupado com a postura dos estudantes de medicina e um pensador da Medicina do século XX. Os pecados que ele descreve são a obscuridade, a crueldade, a falta de educação, a hiperespecialização, o amor pelo raro, a estupidez e a preguiça. A esses acrescentamos dois, a ganância e pressa, para então recomendarmos que todos sejam evitados na prática psiquiátrica. Esse você não pode perder. É certo que contém informações que lhe serão úteis nas reflexões que faz sobre a sua prática em busca de aprimoramento.