Episódio #160 – PQU entrevista Pedro do Prado-Lima

A cada dez episódios do PQU Podcast, uma entrevista. Aqui, psiquiatras influentes contam suas trajetórias inspiradoras. No episódio número 160 o polivalente Pedro Antônio Schmidt do Prado-Lima nos contou as aventuras que marcaram sua carreira. E eu lhe garanto, não faltaram aventuras! Está imperdível!

Episódio #159 – Assistência digital em psiquiatria: Novas ferramentas

Autor:
Algumas mudanças, já em curso em nossa sociedade, foram aceleradas pelos impactos da pandemia da Covid-19 e todos tiveram que se adaptar rapidamente a novas ferramentas do mundo digital. Para nós, médicos psiquiatras, não foi diferente. Quem de nós não precisou aprender em pouco tempo a fazer uma teleconsulta, uma receita digital, um telemonitoramento? Mas, quais as possibilidades existentes? São elas eficazes e confiáveis? Quais suas potencialidades e limitações? No episódio #159 do PQU Podcast vou apresentar uma evolução histórica do desenvolvimento da assistência digital em psiquiatria e estudos recentes que apontam o futuro destas tecnologias. Espero que você aproveite!

Episódio #158 – Mau uso de benzodiazepínicos e suas consequências

Imagine a seguinte situação: você recebe em consultório um paciente idoso que está usando clonazepam em dose alta há anos; o paciente fala que está bem, só um pouco esquecido, e que só precisa da receita azulzinha. E aí, o que você faz? Como abordar o paciente? Quais são os riscos do uso e quais as melhores estratégias para descontinuação dos benzodiazepínicos? Para te ajudar a sair dessa, tentarei responder essas perguntas no episódio 158 do PQU Podcast.

Episódio #157 – O ônus de ser psiquiatra

O bônus de ser psiquiatra está contemplado em praticamente todos os episódios do PQU Podcast, de maneira mais ou menos clara, mas e o ônus? Pois é, ele existe e não é pequeno. São vários os encargos pesados, difíceis e desagradáveis exigidos pelo bom exercício da nossa especialidade. No episódio 157 do PQU Podcast, o Vinícius e eu conversamos sobre eles. Ilustramos com experiências próprias e discorremos sobre o que pode ajudar na preparação para essas dificuldades e que providências tomar se e quando elas ocorrerem.

Episódio #156 – Comunicação de más notícias

No episódio 156 do PQU Podcast descreveremos o protocolo SPIKES, desenvolvido para melhorar o modo como se comunica más notícias para o paciente. Provavelmente você já teve que dizer que determinado transtorno não tem cura, que exigiria tratamento prolongado... ou até mesmo internação integral. Ainda não aconteceu com você? Não se preocupe. Esse dia vai chegar. E quando isso acontecer, saiba que depois de escutar esse episódio você estará preparado – ou ao menos saberá como se preparar adequadamente – para o que der e vier.

Episódio #155 – Como revisamos um caso clínico

Infelizmente acontece de encontrarmos dificuldades no tratamento de um paciente e percebermos a esperança dele se esvaindo e seu engajamento agonizando. Se quisesse vida fácil deveria ter escolhido ser físico de partículas subatômicas, ou extrair diamantes em Serra Leoa, e não psiquiatria; né? Nessas ocasiões é fundamental realizar a revisão do caso. No episódio 155 do PQU Podcast vou descrever como a fazemos em busca de melhores resultados terapêuticos com nossos pacientes.

Episódio #154 – Síndrome de retirada de antidepressivos

A síndrome de retirada a antidepressivo é um tema que não deveria passar despercebido em nossos estudos e nossa prática clínica! Depois de quanto tempo da retirada da medicação ela pode aparecer? Como identifica-la e diagnostica-la? Qual a diferença entre a síndrome de retirada e uma recaída ou um novo episódio? Como trata-la? São muitos os questionamentos e recentes revisões sistemáticas têm mostrado que são mais prevalentes do que pensamos. No episódio 154 do PQU Podcast vou apresentar evidências e opiniões sobre a síndrome de retirada a antidepressivo, espero que você aproveite!

Episódio #153 – Cinco razões para se estudar psicopatologia

Nesse episódio do PQU Podcast, o 153, defino psicopatologia e apresento cinco razões pelas quais um psiquiatra precisa estudar essa disciplina de maneira sistemática e continuada. Justifico-as com o auxílio de professores renomados na área. Por fim, enfatizo o quanto a psiquiatria necessita da psicopatologia e, por extensão, que nós, psiquiatras, também. Depois de ouvir me diga se fui convincente.

Episódio #152 – Robins e Guze, 1970

Em meados do século passado um grupo de jovens psiquiatras reuniu-se no departamento de psiquiatria da Washington University em St. Louis, para tentar mudar a maneira como se conceituava e se fazia na prática clínica os diagnósticos psiquiátricos. Eli Robins e Samuel Guze publicaram em 1970 um artigo que apresentou pela primeira vez de maneira clara e sistematizada uma proposta de nosologia psiquiátrica baseada em evidências científicas. As ideias ali contidas influenciaram e influenciam até hoje a maneira como conceituamos o diagnóstico em psiquiatria, e o artigo tornou-se um clássico! É este o artigo que vou apresentar e comentar para você no episódio 152 do PQU Podcast.

Episódio #151 – Biografia dos transtornos de ansiedade

Desde os primórdios, dos tempos mais remotos de que temos notícia, reconhece-se a existência de ansiedade como emoção normal e necessária, de casos em que ela está ausente e daqueles em que ela é claramente excessiva. No episódio 151 do PQU Podcast vou lhes narrar como se deu a variação das fronteiras entre esses estados e de seu entendimento com o passar do tempo e a evolução da cultura ocidental.