O episódio 325 do PQU Podcast está imperdível! Além escutar o áudio, é possível assisti-lo também no nosso canal do YouTube e nas várias plataformas. Nele, está registrada a conversa que tivemos com Juliana Belo Diniz, psiquiatra, psicanalista, pesquisadora e autora de “O que os psiquiatras não te contam”, em que ela desmente promessas exageradas, mitos e excessos próprios de nossa especialidade. E mais, em meio a diálogo agradável, em que ela demonstra conhecimento abrangente sobre os temas abordados no livro, surgiram outros temas de interesse para qualquer psiquiatra preocupado com prática clínica de boa qualidade e honesta para com o paciente. Não deixe de escutar, não deixe de ver e não deixe de ler o livro, para o qual essa conversa servirá como um bom aperitivo.
No episódio 323 do PQU Podcast apresentamos uma revisão comentada do que Keneth Kendler denominou “metaphorical brain talk” em psiquiatria, que traduzimos como “o uso do cérebro como metáfora do funcionamento mental”. Isso acontece desde o nascimento da psiquiatria como especialidade médica, no final do século XVIII, já que ele se dá a partir de um compromisso duplo – com o cuidado dos mentalmente doentes e com a ideia de que o cérebro era o sítio de suas perturbações – que se perpetua e se renova até os dias de hoje. Esse você não pode perder.
No episódio 321 do PQU Podcast, o primeiro da 16ª temporada, abordamos um tema que nos perturba e estimula: o diagnóstico psiquiátrico. Esperamos que as informações e reflexões nele contidas auxiliem você, psiquiatra em formação, a fazer uso mais consciente desta ferramenta clínica. Utilizamos uma analogia em que a fôrma é o diagnóstico e o conteúdo, o quadro que a pessoa apresenta. Enfatizamos que somente o transtorno ou a doença cabem na fôrma – um diagnóstico não é a pessoa, mas, ao mesmo tempo, a pessoa na sua singularidade não pode deixar de ser considerada no todo.
No episódio 319 do PQU Podcast temos mais um encontro do nosso time no Estúdio Vira Disco! Desta vez, Maria Clara, Thiago, Luiz Alberto e eu nos juntamos para apresentar, debater e tentar desatar alguns nós do tratamento psiquiátrico de manutenção. Em audio e vídeo definimos o que é a fase de manutenção do tratamento e discutimos aspectos da aliança terapêutica, da adesão ao tratamento, do manejo de situações clínicas difíceis e de questões éticas. Aproveite!
No episódio 317 do PQU Podcast apresentamos o conceito de depressão maior como proposto originalmente no DSM-III – que persiste até sua edição mais recente –, e as críticas feitas a ele. Como se verá, o cenário pré-DSM-III era bastante problemático quanto ao diagnóstico e ao encaminhamento dos casos de depressão, além do que a miríade de subtipos dificultava a comunicação entre os profissionais. Havia um anseio por um sistema diagnóstico que organizasse aquela confusão, e o DSM-III surgiu com esse intuito. A intenção foi boa, mas o resultado prático nem tanto. Escute o episódio e tire suas conclusões.
A cada dez episódios, uma entrevista aqui no PQU Podcast! Desta vez fomos à Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, onde entrevistamos o psiquiatra, professor, pesquisador e meu primeiro grande mentor, Heber Vargas. Em uma entrevista descontraída, o Heber conta a história de como construiu uma carreira de sucesso. Você verá que apesar de já ter feito muito, ele demonstra disposição e vontade de fazer ainda mais! Espero que esta história seja tão inspiradora para você, psiquiatra em formação, como foi para nós do PQU Podcast.
No episódio 308 do PQU Podcast a Maria Clara e eu conversamos sobre um livro que chegou às nossas mãos por vias diferentes e que nos impressionou a ambos: O Eu e Tu, do filósofo, escritor e pedagogo austríaco naturalizado israelense Martin Buber. Os dois percebemos o quanto seu conteúdo é profundo e, ao mesmo tempo, precioso no aprimoramento da relação psiquiatra-paciente. Esperamos que, depois de escutar esse episódio, a sua interação com o paciente, colega em formação, se torne ainda mais empática e, ao mesmo tempo, mais resolutiva. A nossa, sem sombra de dúvida, melhorou com a aplicação consciente do que Buber descreve e propõe. Esse você não pode deixar de escutar!
No episódio 307 do PQU Podcast, Vinícius, Luiz Alberto, Thiago e eu conversamos sobre uma questão que, muito provavelmente também já te afligiu: a comunicação do diagnóstico de transtornos mentais que podem ser estigmatizantes ou motivo de grande sofrimento. Se você, como nós, já teve dúvidas sobre qual seria a melhor forma de desfazer esse grande nó da prática psiquiátrica, não deixe de escutar o primeiro episódio da nova seção do PQU Podcast, o “Entre Nós”.
Todos estamos sujeitos aos modismos e às falácias de nossa especialidade. No episódio 304 do PQU Podcast apresentamos e discorremos sobre os 10 princípios para uma prática clínica mais robusta propostos por Joel Paris, aos quais acrescentamos mais dois. Robusta no sentido de mais resistente aos tais modismos e falácias. Ele é equivalente a um shot: curto, concentrado e intenso. Seguindo esses princípios que estimulam crítica e autocrítica sua prática vai melhorar. Esse você não pode perder!
O episódio 303 do PQU Podcast é mais um “magno”, daqueles poucos em que expoentes da psiquiatria discorrem sobre temas que conhecem bem, e mais, que lhes são caros. Nesse aqui, temos a honra de contar com a presença de Valentim Gentil e Maria de Lourdes Gentil. Ele, professor emérito de psiquiatria da FMUSP e ela, psicóloga dedicada à psicoterapia dinâmica. A didática com que eles apresentam as distinções entre ansiedade, angústia, depressão e estados aparentados torna saboroso assunto tão complexo e pertinente da prática psiquiátrica. Sem mais, deixo aqui registrado nosso agradecimento ao Valentim e à Maria de Lourdes pelo trabalho que desenvolveram. Esse você não pode deixar de escutar com atenção.