Episódio #300 – Trezentos!

Este é um episódio comemorativo do PQU Podcast! Orgulhosamente chegamos ao episódio de número 300! É por isto que estamos, pela primeira vez, todos juntos, Maria Clara, Thiago, Luiz Alberto e eu, Vinicius, em vídeo. Já são mais de sete anos e quatorze temporadas de muitas evidências e opiniões para você, psiquiatra em formação. A marca do PQU Podcast é pioneirismo, regularidade e longevidade. Se está chegando agora, reserve perto de 150 horas para maratonar todo o conteúdo que o PQU Podcast disponibiliza gratuitamente! Se já nos acompanha há algum tempo, pense aí: qual foi o impacto do PQU Podcast em sua formação como psiquiatra?

Episódio #291 – Precisamos conversar sobre o jogo

A rápida expansão das bets e cassinos online no Brasil traz consigo a possibilidade de escalada de problemas de saúde mental, particularmente o Transtorno de Jogo, com suas graves consequências sociais, ocupacionais, financeiras e familiares. No episódio 291 do PQU Podcast, fazemos o convite a você, psiquiatra em formação, para incorporar na sua prática a triagem do comportamento de jogo, e trazemos recomendações de quando e como realizá-la.

Episódio #290 – PQU Entrevista Marcos Hortes Nisihara Chagas

A cada dez episódios, uma entrevista no PQU Podcast. No episódio 290, Maria Clara e eu entrevistamos o psiquiatra, pesquisador e professor Marcos Hortes Nisihara Chagas. O Marcos dividiu conosco algumas histórias, felicidades e percalços de sua rica trajetória na psiquiatria clínica, na pesquisa, na gestão e na docência. Foi inspirador para nós, e tenho certeza que também será para você, psiquiatra em formação. Não perca!

Episódio #284 – Como (e não o que) prescrever: aspectos não farmacológicos da Psicofarmacologia – Parte II

É um prazer tê-lo conosco, caro colega, em mais um episódio do PQU Podcast, episódio de número 284 da 14ª temporada. Damos sequência ao estudo dos aspectos não farmacológicos da psicofarmacologia, desta vez com foco nas características do paciente que interferem no resultado do tratamento. Apresentamos fenômenos intrapsíquicos e interpessoais que, se desconhecidos pelo psiquiatra, podem se converter em causas de resistência e até refratariedade ao tratamento farmacológico. Não perca!

Episódio #278 – Como (e não o que) prescrever: aspectos não farmacológicos da Psicofarmacologia

No episódio 278 do PQU Podcast, convidamos você a conhecer os aspectos não farmacológicos da Psicofarmacologia, fatores que se referem a “como” e não ao “que” o médico prescreve, e que influenciam na resposta ao tratamento farmacológico. Vamos entender o papel do médico não apenas como provedor do tratamento, mas também como meio, e quais são as recomendações que se deve ter em mente na hora da prescrição. Você não pode perder.

Episódio #274 – Lamotrigina

No episódio 274 do PQU Podcast, é a vez da lamotrigina ser incluída ao nosso fichário de psicofármacos. Saiba como esta droga antiepiléptica passou a fazer parte do arsenal terapêutico do psiquiatra, e dos principais cuidados que se deve ter em mente quando optamos por sua prescrição em monoterapia ou como tratamento adjuvante do transtorno bipolar. Não deixe de conferir!

Episódio #267 – Diagnóstico diferencial de Transtorno Bipolar com Transtorno de Personalidade Borderline

No episódio 267 do PQU Podcast, seguiremos abordando a hipótese do Espectro Bipolar – como fizemos no episódio 257 – mas, desta vez, na interface entre o Transtorno Afetivo Bipolar e o Transtorno de Personalidade Borderline. A sobreposição de sintomas nestas duas condições torna o seu diagnóstico complexo em muitos casos, além da frequente comorbidade entre ambos. Por isso, convido você a conhecer as manifestações clínicas e dados complementares da história que podem auxiliá-lo nessa tarefa. Não deixe de ouvir!

Episódio #257 – A Hipótese do Espectro Bipolar

Frequentemente, na clínica, nos deparamos com casos complexos, que não conseguimos localizar em uma das categorias diagnósticas que facilmente identificamos nos quadros prototípicos. Temos nesta zona cinzenta, por exemplo, sintomas de humor com características mistas: depressão, ansiedade e agitação psicomotora fazendo parte da mesma síndrome. No episódio 257 do PQU Podcast, abordamos a evolução histórica e os diagnósticos diferenciais do Espectro Bipolar, conceito que tenta dar conta da complexidade dos casos não prototípicos que se situam na zona fronteiriça entre doença afetiva uni e bipolar. Convido a você, psiquiatra em formação, para acompanhar essa discussão e assim formar sua própria opinião crítica sobre o tema.

Episódio #250 – PQU Entrevista Luiz Alberto Hetem

Você que acompanha o PQU Podcast, em sua 12ª temporada, já conhece o entrevistado do episódio 250 – ou, pelo menos, conhece uma parte de seu trabalho, como podcaster. Maria Clara Faleiros e eu tivemos a honra de entrevistar o nosso querido Luiz Alberto Hetem, que compartilhou conosco a sua trajetória singular e inspiradora, desde sua formação até as mais variadas frentes de atuação profissional, como psiquiatra clínico, pesquisador e escritor. Nos acompanhe neste episódio especial e conheça mais sobre a história deste grande professor, que dedicou boa parte de sua carreira à formação de novos psiquiatras, e agora o faz através do PQU Podcast.

Episódio #245 – Estabilidade do diagnóstico psiquiátrico

A maioria de nós já se deparou com a incerteza ao elaborar hipótese diagnóstica de paciente sem antecedentes de doença mental. Muitos estudos mostram que os diagnósticos psiquiátricos não são estáveis ao longo do tempo. E se tivéssemos dados confiáveis que nos ajudassem a prever as trajetórias de cada diagnóstico? No episódio 245 do PQU Podcast, trago os resultados de um estudo recente, resultado de levantamento muito bem-feito e muito bem escrito, e que aborda esse tema de maneira inédita, cujos resultados podem ajudar na programação de acompanhamento de pacientes com maior risco de progressão diagnóstica. Não deixe de conferir!