Episódio #291 – Precisamos conversar sobre o jogo

A rápida expansão das bets e cassinos online no Brasil traz consigo a possibilidade de escalada de problemas de saúde mental, particularmente o Transtorno de Jogo, com suas graves consequências sociais, ocupacionais, financeiras e familiares. No episódio 291 do PQU Podcast, fazemos o convite a você, psiquiatra em formação, para incorporar na sua prática a triagem do comportamento de jogo, e trazemos recomendações de quando e como realizá-la.

Episódio #284 – Como (e não o que) prescrever: aspectos não farmacológicos da Psicofarmacologia – Parte II

É um prazer tê-lo conosco, caro colega, em mais um episódio do PQU Podcast, episódio de número 284 da 14ª temporada. Damos sequência ao estudo dos aspectos não farmacológicos da psicofarmacologia, desta vez com foco nas características do paciente que interferem no resultado do tratamento. Apresentamos fenômenos intrapsíquicos e interpessoais que, se desconhecidos pelo psiquiatra, podem se converter em causas de resistência e até refratariedade ao tratamento farmacológico. Não perca!

Episódio #282 – Pecados a serem evitados na prática psiquiátrica

 

No episódio 282 do PQU Podcast apresentamos os sete pecados da Medicina como descritos pelo famoso endocrinologista e hematologista britânico, Richard Asher, no final da década de 1950. Além de médico, ele foi também professor preocupado com a postura dos estudantes de medicina e um pensador da Medicina do século XX. Os pecados que ele descreve são a obscuridade, a crueldade, a falta de educação, a hiperespecialização, o amor pelo raro, a estupidez e a preguiça. A esses acrescentamos dois, a ganância e pressa, para então recomendarmos que todos sejam evitados na prática psiquiátrica. Esse você não pode perder. É certo que contém informações que lhe serão úteis nas reflexões que faz sobre a sua prática em busca de aprimoramento.

 

Episódio #278 – Como (e não o que) prescrever: aspectos não farmacológicos da Psicofarmacologia

No episódio 278 do PQU Podcast, convidamos você a conhecer os aspectos não farmacológicos da Psicofarmacologia, fatores que se referem a “como” e não ao “que” o médico prescreve, e que influenciam na resposta ao tratamento farmacológico. Vamos entender o papel do médico não apenas como provedor do tratamento, mas também como meio, e quais são as recomendações que se deve ter em mente na hora da prescrição. Você não pode perder.

Episódio #271 – Tipos de raciocínio clínico

O raciocínio clínico envolve vários modos diferentes de inferência, mais ou menos relevantes na dependência de características do serviço e das tarefas a serem realizadas pelo médico. No episódio 271 do PQU Podcast, vamos discorrer sobre os modos de inferência utilizados no raciocínio clínico: dedução, indução e abdução. Apresentaremos também os vários tipos de raciocínio clínico, enfatizando o hipotético-dedutivo, o baseado na solução de problemas e o centrado no paciente. Ao fim, se verá que eles não são excludentes, mas sim complementares, e que serão implementados em diferentes momentos ou em sequência, de acordo com a situação clínica, o interesse, a curiosidade e a preferência do profissional.

Episódio #267 – Diagnóstico diferencial de Transtorno Bipolar com Transtorno de Personalidade Borderline

No episódio 267 do PQU Podcast, seguiremos abordando a hipótese do Espectro Bipolar – como fizemos no episódio 257 – mas, desta vez, na interface entre o Transtorno Afetivo Bipolar e o Transtorno de Personalidade Borderline. A sobreposição de sintomas nestas duas condições torna o seu diagnóstico complexo em muitos casos, além da frequente comorbidade entre ambos. Por isso, convido você a conhecer as manifestações clínicas e dados complementares da história que podem auxiliá-lo nessa tarefa. Não deixe de ouvir!

Episódio #261 – Ruído na Psiquiatria

Bem-vindo à 13ª temporada do PQU Podcast. A psiquiatria é a especialidade médica que tem mais ruído intrínseco. O ruído, aqui, é um dos componentes do erro em julgamentos e decisões. O outro é o viés. Mesmo em atividades médicas mais concretas, em oposição aos julgamentos mais subjetivos que os psiquiatras realizam, há muito ruído. Diante do mesmo caso, diferentes médicos discordam quanto à presença ou não de melanoma, de câncer, de doença cardíaca, de tuberculose, de pneumonia e, evidentemente, de um transtorno mental. No episódio 261 do PQU Podcast descrevemos os tipos de ruído em nossa especialidade e o que pode ser feito para minimizá-lo. Depois de escutá-lo, você valorizará mais o som e buscará com mais afinco a melodia na sua prática psiquiátrica.

Episódio #258 – 4 por 4 – Oito preceitos básicos da Entrevista Motivacional

Estou em dívida com você ouvinte há exatos 246 episódios. Prometi no episódio de número 12 que a Entrevista Motivacional voltaria ao PQU Podcast. Não devo mais, ela está de volta! A quarta edição do livro de Willian Miller e Stephen Rollnick intitulado Entrevista Motivacional, ajudando pessoas a mudar e crescer me inspirou e no episódio 258 do PQU Podcast vou discutir 8 preceitos básicos e indispensáveis para a prática da Entrevista Motivacional que podem ajudar você, psiquiatra em formação, em sua prática clínica.

Episódio #257 – A Hipótese do Espectro Bipolar

Frequentemente, na clínica, nos deparamos com casos complexos, que não conseguimos localizar em uma das categorias diagnósticas que facilmente identificamos nos quadros prototípicos. Temos nesta zona cinzenta, por exemplo, sintomas de humor com características mistas: depressão, ansiedade e agitação psicomotora fazendo parte da mesma síndrome. No episódio 257 do PQU Podcast, abordamos a evolução histórica e os diagnósticos diferenciais do Espectro Bipolar, conceito que tenta dar conta da complexidade dos casos não prototípicos que se situam na zona fronteiriça entre doença afetiva uni e bipolar. Convido a você, psiquiatra em formação, para acompanhar essa discussão e assim formar sua própria opinião crítica sobre o tema.

Episódio #243 – O efeito placebo na prática psiquiátrica

No episódio 243 do PQU Podcast, vamos lhe falar sobre a evolução da definição e do conceito de placebo, os tipos de tratamento placebo, a contribuição do efeito placebo para a resposta terapêutica e sobre curiosidades acerca do efeito placebo para enfim chegar ao tema principal que é o efeito placebo na prática psiquiátrica. A partir daí falaremos sobre os possíveis mecanismos de ação por trás do efeito placebo e sobre como maximizá-lo a favor do melhor resultado terapêutico. Só tudo isso.