Talvez você já deve ter visto nos noticiários casos que ficam conhecidos de fãs que perseguem incansavelmente seus ídolos, invadindo a sua intimidade e alguns com fins trágicos. No episódio 218 do PQU Podcast vamos falar desse tema tão atual: o Stalking e sua relação com a psiquiatria. Em março de 2021 foi aprovado a Lei nº 14.132, que ficou mais conhecida como lei anti-stalking. Para isso, temos o prazer de receber novamente o psiquiatra forense Gustavo do Canto. Você pode estar se perguntando por que chamariam alguém para falar de leis e crimes no PQU Podcast? É justamente devido ao alto risco de desencadeamento de quadros psiquiátricos nas vítimas, além dos frequentes diagnósticos de transtornos mentais identificados nos agressores, que o psiquiatra em formação deve familiarizar com o fenômeno, pois pode se deparar com ele na prática clínica, até mesmo ser vítima. Espero que esse episódio possa te ajudar.

Curatela, autocuratela, interdição, termos que usualmente podemos nos deparar na prática da psiquiatra que por vezes se confunde ao "juridiquês", e podem complicar nossa vida. No episódio #196 do PQU Podcast temos o prazer de receber o psiquiatra forense Gustavo do Canto, formado em medicina e psiquiatra pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde cursou também a psiquiatria forense. Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador colaborador do Programa Transdisciplinar de Sexualidade do mesmo Hospital. Com sua forma clara e objetiva, esclareceu as mudanças promovidas desde 2016 com o advento do Estatuto da Pessoa com Deficiência, além de esmiuçar como se dá todo esse processo legal, de modo acessível ao psiquiatra em formação. Espero que você aproveite!
No episódio #187 do PQU Podcast temos o prazer de receber novamente o psiquiatra Gabriel Elias, grande conhecedor de intervenção precoce em psiquiatria uma vez que é coordenador do Ambulatório de Primeiro Episódio Psicótico, além de supervisor da Complementação Especializada em Cuidados Agudos e Intervenção Precoce em Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto. A estruturação de serviços com esta finalidade surgiu nos anos 1980 e 1990, inicialmente na Austrália. Nos países em desenvolvimento, o nosso entre eles, ainda são poucos os serviços para atendimento dessa população. Vale a pena escutar para ampliar seus conhecimentos.
Vivências no exterior são enriquecedoras: expandem a visão, complementam a formação e dão polimento ao conhecimento já adquirido. Mas quais são as possibilidades de vivências no exterior disponíveis para o psiquiatra em formação? No Episódio #182 do PQU Podcast, conversamos com a psiquiatra Mariana Pinto da Costa, que tem vasta experiência em vários países e é pesquisadora da formação psiquiátrica ao redor do mundo. Ela é também é a presidente da seção de psiquiatras em início de carreira e secretária da seção de educação da World Psychiatric Association (WPA). Muito simpática e acessível, ela compartilhou suas experiências e falou das várias oportunidades hoje existentes para formação internacional de psiquiatras. Esperamos que você também aproveite.
Você já deve ter acompanhado algum caso em que a família do paciente psiquiátrico tem importante papel, seja na melhora ou na piora do quadro. O olhar para a dinâmica familiar no processo de saúde e doença de nossos pacientes é fundamental na formação do jovem psiquiatra. No episódio 173 do PQU Podcast, vou contar a história do desenvolvimento do grupo multifamiliar, apresentar as evidências da eficácia dessa intervenção e falar da minha experiência de mais de um ano e meio coordenando o grupo multifamiliar do ambulatório de primeiro episódio psicótico do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, inclusive a migração de presencial para online, e como ela mudou a minha prática clínica.
Autor:
Algumas mudanças, já em curso em nossa sociedade, foram aceleradas pelos impactos da pandemia da Covid-19 e todos tiveram que se adaptar rapidamente a novas ferramentas do mundo digital. Para nós, médicos psiquiatras, não foi diferente. Quem de nós não precisou aprender em pouco tempo a fazer uma teleconsulta, uma receita digital, um telemonitoramento? Mas, quais as possibilidades existentes? São elas eficazes e confiáveis? Quais suas potencialidades e limitações? No episódio #159 do PQU Podcast vou apresentar uma evolução histórica do desenvolvimento da assistência digital em psiquiatria e estudos recentes que apontam o futuro destas tecnologias. Espero que você aproveite!
A síndrome de retirada a antidepressivo é um tema que não deveria passar despercebido em nossos estudos e nossa prática clínica! Depois de quanto tempo da retirada da medicação ela pode aparecer? Como identifica-la e diagnostica-la? Qual a diferença entre a síndrome de retirada e uma recaída ou um novo episódio? Como trata-la? São muitos os questionamentos e recentes revisões sistemáticas têm mostrado que são mais prevalentes do que pensamos. No episódio 154 do PQU Podcast vou apresentar evidências e opiniões sobre a síndrome de retirada a antidepressivo, espero que você aproveite!

A Venlafaxina foi o primeiro antidepressivo aprovado pelo FDA para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Ela e seu metabólito, a Desvenlafaxina, são muito utilizados na clínica psiquiátrica. Nesse meu primeiro episódio como Podcaster colaborador vou apresentar os aspectos farmacológicos dessa medicação, seus principais usos terapêuticos, efeitos colaterais e estratégias para lidar com a síndrome de retirada.