Estamos de volta! E no meu primeiro episódio da décima sexta temporada do PQU Podcast trago para você, psiquiatra em formação uma leitura crítica de um artigo bastante interessante sobre preditores diferenciais de resposta ao tratamento com a combinação de amissulprida e olanzapina versus cada monoterapia em pacientes com esquizofrenia aguda. Vamos discutir as características e problemas de um estudo pós-hoc, viés de atrito, métodos de cegamento e outras características mais do desenho de ensaios clínicos. Esse você não pode perder. Aproveite!
Já faz tempo que não fazemos uma leitura crítica de artigo científico sobre ensaio clínico controlado aqui no PQU Podcast. E achei um muito bom: bem escrito, sucinto, publicado em revista prestigiosa, sobre tema muito atual e pertinente. Seu título é “Comprimidos de cetamina de ação estendida para depressão resistente ao tratamento: um ensaio randomizado fase 2 controlado por placebo”. Ele foi publicado em julho de 2024 na Nature Medicine. No episódio 297 do PQU Podcast fazemos sua leitura passo a passo, de acordo com nosso método testado e aprovado. Você não se arrependerá de escutá-lo com atenção. Modéstia à parte, ficou muito bom.
Grupo controle, não é sinônimo de grupo placebo, como nós médicos podemos acreditar. No episódio 247 do PQU Podcast, vou fazer a leitura crítica de um artigo científico, que mostra como o delineamento de grupos controle de maneira criativa, pode servir à investigação de complexas perguntas de pesquisa. De quebra, vou apresentar interessantes aspectos sobre elementos constituintes do efeito placebo. Aproveite!
Regularmente abro o sumário de alguns periódicos de psiquiatria e passo os olhos nos artigos publicados. Com isso, reforço a constatação de que existe uma lacuna entre a literatura psiquiátrica e as necessidades práticas do psiquiatra e dos pacientes que ele assiste. No episódio 215 do PQU Podcast apresentamos uma revisão que aponta as principais causas desse fenômeno, assim como caminhos para amenizá-lo. Além disso, sugerimos como você, psiquiatra em formação, pode abordar a literatura científica para encontrar ensaios clínicos que façam diferença em sua prática.
Chegamos ao terceiro capítulo da trilogia da leitura crítica de artigos científicos. No episódio 206 do PQU Podcast, vamos lhe apresentar o prisma, o guideline de redação e leitura de revisões sistemáticas e metanálises. Se já escutou os episódios referentes aos dois outros capítulos, chegamos à reta final; você está quase terminando essa jornada. Se ainda não a começou, não tem problema, a largada pode ser por esse capítulo 3. Depois, nada impede que ouça os dois anteriores. Vale a pena!
No episódio 205 do PQU Podcast vamos destrinchar um artigo recém-publicado no JAMA, que descreve um belo ensaio clínico controlado sobre o impacto da testagem farmacogenômica na seleção do antidepressivo e na remissão de sintomas de depressão maior. Esse você não pode perder! Tanto por conta da aplicação prática do nosso método de leitura, quanto pelos resultados muito relevantes que o estudo fornece.
No capítulo 2 da trilogia da leitura crítica, apresento e comento o STROBE, sigla em inglês da iniciativa internacional “Aprimorando a Apresentação de Resultados de Estudos Observacionais em Epidemiologia”, que visa melhorar a maneira como autores de estudos observacionais apresentam seus achados. Vai por mim, ele pode ser de grande valia para você aprimorar suas habilidades de leitura crítica de artigos científicos em busca das tão desejadas evidências úteis na prática clínica.
Inauguro, no episódio 189 do PQU Podcast, a trilogia da leitura crítica de artigos científicos. Vamos apresentar guidelines desenvolvidos para orientar pesquisadores a como registrar e publicar adequadamente ensaios clínicos, estudos observacionais e revisões sistemáticas. Você verá que eles também auxiliam – e muito - na leitura crítica da literatura científica. No capítulo 1 desta trilogia, descrevemos o CONSORT, guideline para registro e publicação de ensaios clínicos e destrinchamos em seus itens os vários pontos que devem ser objeto de atenção, quando se pretende ler criticamente um ensaio clínico. Aproveite!
As revisões sistemáticas fornecem olhar crítico de alta qualidade das evidências sobre determinada intervenção, mas a qualidade desta síntese dependerá da confiabilidade dos estudos disponíveis. No episódio 177 do PQU Podcast, descrevemos um checklist para identificação de ensaios clínicos problemáticos, que reforça, expande e complementa o nosso próprio método de leitura de artigo científico. Além disso, apresentamos dados preocupantes sobre a frequência crescente de publicações com problemas que invalidam os resultados descritos. Não perca. Mastigadinho assim, só aqui no PQU Podcast!
No episódio 149 do PQU Podcast apresento e comento um ensaio clínico sobre a eficácia da quetiapina de liberação estendida na depressão bipolar. O foco, no entanto, não é no tratamento desta desafiadora condição clínica, mas em questões metodológicas - objetivos, randomização, critérios de inclusão e exclusão, escolha de desfechos clínicos, poder estatístico de um ensaio - e no impacto delas na aplicabilidade dos resultados científicos na prática clínica.